Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

A MONSTRA vai invadir Lisboa a partir de quarta-feira

A partir da próxima quarta-feira, dia 16 de Março, até dia 27 de Março, a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa vai invadir a capital, com o melhor do cinema de animação, com mais de 400 filmes em exibição! O país convidado desta 21ª edição é a Bulgária, que contará com uma programação especial; como também muitos outros filmes oriundos de 46 países, que não podem perder!

BelleFlee – A Fuga em antestreia

São as duas grandes longas-metragens que têm feito furor no circuito internacional. 

Belle, de Mamoru Hosoda (Summer Wars) é o grande regresso do realizador na animação. Suzu é uma estudante de 17 anos que vive numa vila rural com o pai. Durante anos, ela foi apenas uma sombra de si mesma. Um dia, ela entra em “U”, um universo virtual com 5 mil milhões de membros na Internet, onde deixa de ser Suzu, para ser Belle, uma cantora mundialmente famosa. Entretanto, conhece uma criatura misteriosa e juntos, embarcam numa viagem de aventuras, desafios e amor, em busca por se tornarem quem realmente são.

16 de Março, 19h30 – Cinema São Jorge, Sala Manuel de Oliveira

[Temos a decorrer um passatempo com convites para oferecer para esta antestreia!]

Flee – A Fuga está inserida na secção DokAnim. Amin era menor de idade quando chegou à Dinamarca sozinho, vindo do Afeganistão. Hoje, com 36 anos, é um académico de sucesso e está noivo do seu namorado de longa data. Mas esconde um segredo há mais de 20 anos, que começa a ameaçar arruinar a vida que construiu para si. Amin, pela primeira vez, partilha a sua história com um amigo chegado.

Um documentário feito na primeira pessoa, em jeito de entrevista, Flee – A Fuga empurra os limites do género, retratando a experiência de um refugiado através de uma animação, para apresentar um livro de memórias comoventes.

17 de Março, 20h00 – Cinema City Alvalade, Sala 1

Competição SPA Vasco Granja

A competição anual que visa premiar as melhores curtas Portuguesas terá uma sessão onde poderão ver as dez curtas nomeadas, A Boneca de Kafka, de Bruno Simões, A Criação, de José Xavier, O Teu Nome É, de Paulo Patrício, Tom Tom, de João Levezinho, Degelo de Susana Miguel António e Filipa Gomes da Costa, Hillocks, de Maria Constanza Ferreira, O Voo das Mantas, de Bruno Carnide, Coalescence, de João Pedro Oliveira, Who Can Resist?, de Pedro Serrazina, e O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves.

25 de Março, 22h00 – Cinema São Jorge, Sala Manuel de Oliveira

Anri Koulev em destaque a representar a Bulgária

O realizador Búlgaro vem a Portugal apresentar duas das suas longas-metragens de animação, Lilly and the Magic Pearl (19 de Março, 13h30 – Cinema City Alvalade) e, numa estreia mundial, To Put It Mildly (19 de Março, 16h15 – Cinema São Jorge)Este último 

O realizador ainda vai estar presente numa Masterclass única, On Kouve’s and Bulgaria’s Filmography, no dia 21 de Março pelas 14h30, na Sala 2 do Cinema São Jorge, onde irá partilhar com o público a sua carreira de mais de 50 anos na Animação, assim como a rica História da Animação Búlgara.

O terror e o erotismo animado

A MONSTRA prova em mais uma edição que a animação é um meio capaz de cativar todo o tipo de espectadores, com as suas sessões especiais para uma audiência mais adulta, o TerrorAnim e o Triple X.

Na sessão de curtas TerrorAnim (21 de Março, 20h00 – Cinema City Alvalade), vamos poder contar com sete filmes, entre eles O Não Nascido, de Carolina Sandvik, Autocarro Noturno, de Joe Hsieh, e Bolonhesa, de Achille Thiébaux, e outros.

Também serão exibidas as longas-metragens La Casa Lobo, de Joaquín Cociña e Cristóbal León (22 de Março, 22h00 – Cinema City Alvalade) e Plague Dogs, de Martin Rosen (23 de Março, 22h00 – Cinema City Alvalade)

Por outro lado, haverá duas sessões Triple X, com a de curtas (17 de Março, 22h00 – Cinema City Alvalade) a exibir 10 filmes, entre eles Jennifer e Tifanny (Segunda-feira à Noite, na Casa de Banho), de Momoko Seto, Fulfillmenot, de Julia Jesionek e Rapariga Submersa, de Faiyaz Jafri, e outros

Já na segunda sessão (18 de Março, 22h00 – Cinema City Alvalade), será exibida a longa-metragem de 1972 O Gato Fritz, de Ralph Bakshi.

Os clássicos intemporais

Não poderia faltar na programação a exibição de alguns dos clássicos de animação, entre eles Bambi (20 de Março, 13h30 – Cinema City Alvalade), O Livro da Selva (20 de Março, 20h00 – Cinema City Alvalade), A Princesa Mononoke (21 de Março, 22h00 – Cinema City Alvalade) e Snoopy, Volta a Casa (26 de Março, 17h00 – Cinema São Jorge).


Podem consultar a programação no site oficial da MONSTRA. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.