Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

A inspiração dos dragões no universo do entretenimento

Os dragões são das personagens mais populares e memoráveis no entretenimento. A mitologia e o folclore à volta da representação dos dragões são inspirados na cultura asiática e hoje presentes em vários formatos do entretenimento.

Os dragões, nas culturas asiáticas e do sudeste asiático, são descritos como criaturas inteligentes e morais. Na cultura ocidental, a noção de dragões é formada principalmente com base numa ideia já estabelecida de cultura oriental e tradição oriental, na qual os dragões são geralmente descritos como monstros com garras gigantes que matam pessoas e causam destruição. Este contraste revela o interesse e potencial que os dragões têm para o entretenimento em geral, já que consegue despertar a mitologia e o mistério em torno desses seres mitológicos.

A inspiração dos dragões no universo do entretenimento

Jogos inspirados em dragões

Um dos exemplos mais recentes a centrar as personagens e história em dragões é a futura expansão de World of Warcraft: Dragonflight. Esta expansão irá contar com o centro da ação no berço da nação de dragões. Para quem é fã de World of Warcraft, esta será a primeira vez que os jogadodores terão a oportunidade de jogar como dragões, voar e explorar as famosas Ilhas do Dragão, um local que tem sido essencialmente um mito durante a maior parte da história do WoW.

Os jogos de fantasia sempre foram dos mais populares entre jogadores devido à originalidade, história e competição de cada jogo. Em praticamente todos os jogos de fantasia mais populares, existem várias personagens inspiradas em dragões para oferecer um desafio ainda maior. Vários são os títulos, como The Elder Scrolls V: Skyrim, The Witcher, Dragon Age e mesmo o clássico Spyro, que contam com dragões na sua história.

A inspiração dos dragões no universo do entretenimento

Outro elemento normalmente associado aos dragões que vem por influência da cultura Chinesa é a fortuna. Os Chineses consideram os dragões uma criatura celestial que atrai sorte. A representação de dragões e sorte é um elemento-chave para muitos jogos de casino – exemplo disso é a plataforma BacanaPlay, onde é possível encontrar vários jogos inspirados em dragões. Esta é uma inspiração que reafirma ainda mais a tradição antiga da relação entre dragões e sorte ou fortuna.

Cinema inspirado em dragões

O House of the Dragon é um dos títulos mais antecipados do momento. A série que antecede a linha temporal do Game of Thrones, baseada no romance de George R.R. Martin, Fire & Blood, está prevista para estreia a 21 de agosto de 2022 e promete manter a qualidade do legado de Game of Thrones.

A história começa com a conquista de Aegon, que marcou o início de uma nova ordem mundial, o estabelecimento de Porto Real como a capital mundial e a formação física do Trono de Ferro. Deuses, reis, dragões e cavaleiros vão ser os elementos de destaque desta nova série de House of the Dragon.

O House of the Dragon sucede a Game of Thrones, que contava com a ação dos dragões temíveis dos vários reinos. Especialmente no cinema, os dragões recebem grande foco de atenção na representação de cenas mais intensas. Isto é bem verdade com outros títulos famosos, como Hobbit, que complementaram a magia de cada história com a presença de dragões nas diferentes aventuras.

Estes são alguns dos exemplos no entretenimento que vão liderando a ação representada por dragões. Existem inúmeras obras que são inspiradas em dragões, mas todas partem de uma crença em dragões que é difundida das culturas antigas.

Esta evolução da mitologia dos dragões deve muito à fantasia da mente humana, que semeou uma ideia eterna de um predador sobrenatural que conseguia voar e cuspir fogo.