A 17.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã regressa com novidades

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã está de regresso aos Cinemas São Jorge, em Lisboa, entre 29 de janeiro e 5 de fevereiro, com várias novidades, entre as quais a estreia de encontros informais entre jovens cineastas alemães e portugueses.
Exibindo ficção e documentário, esta a 17.ª edição apresenta algumas das produções da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo que mais se destacaram nos grandes festivais internacionais, bem como obras de jovens e promissores realizadores oriundos destes países.

A programação é assegurada por Corinna Lawrenz, responsável pela programação de cinema do Goethe-Institut de Lisboa, e pelo curador e crítico Carlos Nogueira, e, além de procurar acompanhar o desenvolvimento e as tendências cinematográficas, não descura um olhar crítico às questões sociais e políticas atuais.

Desde o seu arranque, em 2004, que a KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, tem procurado apresentar filmes exibidos nos mais importantes festivais de cinema e, simultaneamente, expressar a heterogeneidade social, temática e estética do cinema de expressão alemã.
A procura de um cinema cada vez mais transfronteiriço reflete-se numa estrutura da programação com três secções –  Visões, Perspetivas e Foco – que abrangem desde os nomes sonantes e as novidades mais badaladas, às formas experimentais da sétima arte e ás obras de estreia de jovens cineastas.

Com o objetivo de reforçar a KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã como uma plataforma para o cinema jovem, a edição de 2020 introduz um modelo de encontros informais entre jovens cineastas alemães e portugueses.

Ainda como forma de celebrar este cinema emergente, a mostra criou, em 2019, e em parceria com a Oficina Nacional Alemã de Turismo, um Prémio do Público, que coloca à votação as primeiras longas-metragens exibidas e que tem em 2020 a sua segunda edição.

  Estreias da Disney em 2020

Esta 17.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã apresenta também
um programa especial dirigido ao público infantil e promove um encontro de programadores com o objetivo de iniciar um programa itinerante em parceria com promotores locais, chegando assim a um público mais amplo um pouco por todo o país.

Datas:

Lisboa (Cinema São Jorge e Goethe-Institut) – de 29 de janeiro a 5 de fevereiro

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *