Netflix começa a filmar o seu primeiro filme produzido em Portugal
A Netflix anunciou o início das gravações de Operação TAP, o seu primeiro filme produzido em Portugal. Realizado por João Nuno Pinto, o projecto é protagonizado por Rui Pedro Silva, Afonso Pimentel e Victoria Guerra e inspira-se livremente num caso real de sequestro de um avião da TAP, ocorrido em 1980.
O filme promete uma aventura de inspiração oitentista, combinando tensão, emoção e um ritmo contemporâneo para contar uma história em que uma noite marcada pelo medo acaba por revelar uma inesperada dimensão humana.
Um sequestro de um avião da TAP como ponto de partida
Com realização de João Nuno Pinto, conhecido pelos filmes Mosquito e 18 Buracos para o Paraíso, Operação TAP inspira-se livremente num acontecimento real: o sequestro de um voo da TAP, em 1980, protagonizado por um jovem de apenas 16 anos, movido por uma cabeça cheia de sonhos.
O elenco principal reúne Rui Pedro Silva (Restos do Vento, Maria Vitória), Afonso Pimentel (Memórias do Cárcere, Rabo de Peixe) e Victoria Guerra (Amor Impossível, Glória).
A produção aposta numa abordagem cinematográfica que combina o ambiente da década de 1980 com uma narrativa de ritmo atual, explorando as emoções e as relações humanas que emergem de uma situação extrema.
Sinopse de Operação TAP, da Netflix
Em 1980, um adolescente armado desvia um avião com destino a Madrid e exige 10 milhões de dólares, transformando passageiros e tripulantes em reféns de uma noite de tensão e incerteza.
No entanto, aquilo que começa como uma ameaça de violência acaba por revelar uma história inesperada de empatia e humanidade entre o jovem sequestrador e aqueles que mantém sob o seu controlo.
Uma produção da equipa responsável por Glória
Operação TAP é produzido pela SPi, marca internacional do Grupo SP Televisão, responsável também por Glória, a primeira série portuguesa da Netflix.
O argumento está a cargo de Pedro Lopes, Miguel Rico e Marina Preguiça Ribeiro.
A SPi dedica-se ao desenvolvimento de conteúdos originais para mercados internacionais e à realização de coproduções internacionais. No seu catálogo encontram-se também produções como Codex 632, Vanda e Cold Haven.
Com mais de 30 prémios e nomeações internacionais, a produtora tem vindo a afirmar-se no panorama audiovisual português, apostando em projetos com ambição criativa e vocação internacional.
Operação TAP representa assim mais um passo na colaboração entre a plataforma Netflix e a produção audiovisual portuguesa, desta vez através de uma longa-metragem inspirada num episódio marcante da história da aviação nacional.
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

