Cheap Nature é a nova banda desenhada de Xavier Almeida
A PÉSSIMA acaba de editar Cheap Nature: Episódios de Renúncia e Parcimónia, a nova banda desenhada de Xavier Almeida. A obra reúne oito narrativas que cruzam diferentes formas de marginalidade, explorando a relação entre texto e imagem através de uma abordagem gráfica expressionista.
A publicação foi apresentada no passado dia 16 de julho, no Mundo Fantasma, no Porto, numa sessão realizada em parceria com a Bedeteca.
Oito histórias entre texto e imagem
Em Cheap Nature: Episódios de Renúncia e Parcimónia, oito existências marcadas por diferentes formas de marginalidade procuram escapar a uma narração constante e exterior. Ao longo da obra, coloca-se uma questão central: será o texto a comentar o desenho ou será o desenho a comentar o texto?
Partindo das ideias apresentadas no primeiro capítulo, O Respigador, originalmente autopublicado em 2024, Xavier Almeida aprofunda a sua linguagem visual, levando o seu estilo expressionista mais longe do que nunca. A narrativa alterna entre o realismo e o semi-realismo, colocando essa versatilidade ao serviço das histórias, das personagens e dos espaços que habitam.
A obra privilegia a expressão narrativa e o rigor do ofício, afastando-se de modelos estilísticos convencionais para construir uma identidade gráfica própria, desenvolvida através de um trabalho persistente e de uma abordagem marcada pela contenção.
Uma edição enriquecida por diversos contributos
Além do trabalho de Xavier Almeida, responsável pelo desenho e pelo argumento, a obra conta com guião de Pato Bravo, paginação de Francisco Vala e um posfácio de Jason W. Moore, académico conhecido por ter popularizado o conceito de “cheap nature”.
O livro inclui ainda excertos de textos de Benjamin Irvine, Justin McBrien, Carlos Pina, Neil deGrasse Tyson, Sarah Colling e José Ortega y Gasset, que complementam os temas abordados ao longo da narrativa.
Ficha técnica
- Título: Cheap Nature: Episódios de Renúncia e Parcimónia
- Autor (desenho e argumento): Xavier Almeida
- Guião: Pato Bravo
- Paginação: Francisco Vala
- Posfácio: Jason W. Moore
- Editora: PÉSSIMA
- Edição: 1.ª edição
- Formato: A5
- Páginas: 260 (preto e branco)
- PVP: 12,00 €
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.




