Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Noite Europeia do Cinema no Porto e Lisboa

Pelo quinto ano consecutivo, o Creative Europe MEDIA – o programa da UE de apoio ao setor audiovisual europeu – junta-se à rede Europa Cinemas na organização da Noite Europeia do Cinema – Partilhando histórias que amamos.
Esta iniciativa procura aproximar a Europa dos seus cidadãos, celebrando em conjunto a riqueza e a diversidade da cultura cinematográfica europeia, oferecendo exibições gratuitas em cinemas por toda a Europa.


Os participantes, cinemas integrantes da rede Europa Cinemas , seleccionaram os filmes a exibir de acordo com o interesse do seu público, com o objetivo de os adaptar a uma diversidade de públicos. Nesta edição, por exemplo, os cinemas participantes tiveram a possibilidade de propor filmes familiares para estimular o gosto do público jovem pela sétima arte, filmes clássicos para aproximar os cidadãos do  património cultural cinematográfico partilhado, entre outros, porque o lema é #WeAllLoveStories!


Algumas das exibições serão acompanhadas de atividades como apresentações, perguntas e respostas com realizadores, actores ou outros membros da equipa de produção, bem como debates, nos quais o público terá a oportunidade de discutir o filme com outros cinéfilos.

Em Portugal, a Noite Europeia do Cinema acontecerá no Porto e em Lisboa.
Mães Paralelas, de Pedro Almodóvar, será exibido a 5 de dezembro pelas 19h no Cinema Trindade, no Porto. 
Annie Ernaux Os Anos Super 8, de Annie Ernaux e David Ernaux-Briot, será exibido a 7 de dezembro pelas 19h no Cinema Ideal em Lisboa.

Mães Paralelas


As exibições gratuitas de filmes europeus apoiadas pelo MEDIA chegarão a mais de 8 000 cinéfilos em 75 cidades da Europa, fortalecendo as ligações em torno de uma identidade europeia compartilhada construída na diversidade.
Esta iniciativa, tem crescido consideravelmente ao longo dos anos. A primeira edição de 2018 contou com 34 cinemas; a participação aumentou para 54 em 2019, depois para 67 em 2020 e envolveu nada menos que 71 salas em 2021. Em 2022, 75 cinemas em 26 países da UE participarão na iniciativa.

“Annie Ernaux Os Anos Super 8”

A Noite Europeia do Cinema decorre no contexto mais amplo do  Mês do Cinema Europeu  (MOEF) de 13 de novembro a 10 de dezembro de 2022, uma iniciativa lançada este ano pela European Film Academy em parceria com a Europa Cinemas. Durante quatro semanas, mais de 100 salas de cinema membros da rede Europa Cinemas em toda a Europa organizam eventos em torno de filmes europeus.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights