7ª Edição Anisama 2023- Lisboa
A Central Comics participou este ano na 7.ª edição do Anisama na escola artística António Arroio que ocorreu no fim de semana de 11 e 12 de março.
A primeira edição ocorreu em 2015 e, desde então, tem sido realizada quase todos os anos. Sempre juntando pessoas que não se conhecem de lado nenhum e tornando-se amigos para a vida.

Durante o evento pudemos contar com alguns concursos como de cosplay e karaoke tanto individual como de grupo, concurso de dobragem e de AMVs.
Também tiveram algumas atividades como, por exemplo, o painel de dobradores dos Estúdios Origami Studios e alguns workshops ligados a cosplay, arte e língua japonesa. E não nos podemos esquecer do ParaPara Dance que sempre move muitas pessoas.
Tinha uma grande diversidade de bancas de venda, como artistas, merch e snacks. Muitos cosplays maravilhosos, não somente da cultura japonesa mas também da cultura pop ocidental.

O Anisama também é responsável por vários encontros ao longo do ano que reúnem, tanto cosplays quanto fãs da cultura japonesa, com diversos concursos e um tempo bem-passado entre amigos.
O evento foi acolhedor, mas não consegui assistir algumas atividades devido a alguns imprevistos. No primeiro dia houve alguns contratempos com as entradas, mas foi rapidamente resolvido, de resto correu tudo muito bem.

Pequena entrevista ao fundador, José Leitão:
Por que quis criar o Anisama?
— Em 2014 já pouco existiam eventos pequenos no qual gostava que existissem mais, então juntei um grupo de amigos e decidi criar o Anisama
De onde veio o nome?
— O nome veio de um grande brainstorm entre todos os membros da altura, esse foi o mais engraçado e que nos chamou mais à atenção
Quanto tempo demora a organizar o evento?
— Organizar um evento como o Anisama, leva por volta de 4 a 5 meses a ser organizado.
Dá muito trabalho?
— Sim, não posso mentir quanto a essa pergunta! Organizar um evento dá imenso trabalho, no entanto, todo esse trabalho e stress fica de lado ao ver o quanto as pessoas divertem-se, a criarem novas amizades e memórias! Como já me foi dito por várias pessoas, o Anisama muda vidas! 🥰
Só tenho a agradecer à equipa e à staff do Anisama pelo acolhimento e pelo carinho com que fui recebida, e tive esta experiencia maravilhosa.

Faz cosplay e adora ler e escrever. Fez o secundário de artes, mas pretende continuar nas línguas e história.
Ama ver anime e ler manga e também não dispensa um bom rock.