Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Os 10 melhores filmes inspirados em videojogos

Ao longo dos últimos 50 anos, os videojogos tornaram-se progressivamente parte da cultura popular. Da curiosidade presente em caríssimos computadores e máquinas de salões passaram para as consolas, acompanharam a popularização dos computadores nos anos 90 e tornaram-se cada vez mais importantes. Hoje em dia já existem competições profissionais de esports com prémios milionários.

Não surpreende que o cinema tenha acompanhado este fenómeno. Daí que venham surgindo, há quase 30 anos, adaptações a filme dos mais conhecidos videojogos. As críticas não costumam ser muito positivas, mas seja pela originalidade do guião, pelos atores envolvidos ou pelo cuidado com os aspetos gráficos, os fãs dos jogos passarão um bom bocado ao assistir a estes filmes. Note-se que, nalguns casos, poderá ser necessário recorrer a um serviço de VPN online para conseguir vê-los. Vejamos uma lista subjetiva de 10 filmes inspirados em famosos videojogos.

Super Mario Bros (1993)

O famoso canalizador italo-americano da japonesa Nintendo já se encontrava estabelecido como um ícone internacional na década de 90. Não surpreende que Super Mario Bros tenha sido uma das primeiras tentativas de adaptação de um jogo de vídeo ao grande ecrã. O filme não ficou para a história, mas os efeitos especiais impressionaram, para a época. Para os mais saudosos dos anos 90, é uma experiência muito engraçada.

https://www.youtube.com/watch?v=wtMZKYnLg5c

Street Fighter (1994)

A premissa de Street Fighter é tão simples quanto direta: “fight”! Focando-se mais na luta que na densidade do argumento, o filme teria de sair necessariamente simples. Ação e artes marciais em grande escala, com a presença do inevitável Jean-Claude Van Damme acompanhado do malogrado Raul Juliá no seu último papel. A presença de Kylie Minogue ajuda a compor um ambiente bem anos 90, tal como em Super Mario Bros.

Mortal Kombat (1995)

Alguns críticos, especialmente preocupados com a qualidade cinematográfica desta categoria de filmes, apontam Mortal Kombat como o melhor filme inspirado em videojogos de sempre. Talvez tenha sido, de facto, o mais “cinematográfico”. Cary-Hiroyuki Tagawa fez uma interpretação brilhante de Shang Tsung, trazendo ao personagem mais do que aquilo que os fãs do jogo poderiam esperar – mas, simultaneamente, aquilo que nele poderiam reconhecer.

Lara Croft: Tomb Raider (2001)

Angelina Jolie foi simplesmente perfeita no papel de Lara Croft. O filme, ainda que não seja considerado dos mais memoráveis da história do cinema, ajudou a consolidar a carreira de Jolie e abriu-lhe portas para trabalhos futuros. O mesmo pode ser dito para o discreto Daniel Craig, que afirmou mais tarde ter participado em função do “cheque” que lhe foi apresentado. Ver o Tomb Raider original hoje é um mergulho no passado para rever as “primeiras obras” de dois atores com uma grande carreira pela frente.

Resident Evil (2002)

Milla Jovovich estabeleceu-se em 2002 como a Alice que iria enfrentar e exterminar inimigos durante longos anos, até ao encerramento das sequelas em 2016. Goste-se ou não do tema, foi um dos principais papéis da sua carreira – e muitos apontam o primeiro filme da saga como o melhor de todos.

Doom (2005)

Doom foi um dos grandes “shoot’em up” dos anos 90 e é um dos títulos que soube acompanhar a evolução e resistir à passagem dos anos. A escolha de The Rock e Karl Urban para os papéis principais foi extremamente inspirada, e ainda temos Rosamunde Pike no papel de cientista. Não será dos melhores filmes de The Rock, mas mais uma vez é interessante ver a sua prestação num papel diferente do habitual.

Prince of Persia: The Sands of Time (2010)

Talvez Jake Gyllenhaal, Ben Kingsley e Alfred Molina não sejam os atores mais “persas” que se poderiam encontrar. Mas em termos de currículo e interpretação, não deixaram a desejar. Prince of Persia é um dos títulos mais antigos de jogos para PC e também mereceu plenamente a sua adaptação ao cinema.

Ratchet & Clank (2016)

Poucos videojogos mereceriam tanto como Ratchet & Clank a adaptação ao grande ecrã. É certo que a produção da Rainmaker Entertainment não chega ao nível da Pixar, que pôs a barra muito alta para filmes de animação. Mas os fãs do jogo seguramente que ficarão entusiasmados com esta adaptação razoavelmente fidedigna, atribuindo personalidade e solidez aos protagonistas. De resto, o filme conta com a voz de Sylvester Stallone num dos principais vilões; uma aparição inesperada, tal como a de The Rock em Doom.

Assassin’s Creed (2016)

Assassin’s Creed foi provavelmente o primeiro filme inspirado em videojogos que tentou ir mais além da simples assunção do tema do jogo. Com Michael Fassbender e Marion Cotillard, a tentativa foi bastante séria; ainda que os críticos não tenham ficado totalmente convencidos, certamente não foi um título de série B.

Sonic the Hedgehog (2020)

O filme começou mal, com violentas críticas mundiais após a revelação do primeiro trailer. Talvez nunca um filme tenha sido obrigado de forma tão veemente a alterações antes mesmo do seu lançamento. O Sonic que foi apresentado ao mundo simplesmente não ia ao encontro da expectativa da audiência. Sonic, o ouriço da Sega, faz tão parte do imaginário da comunidade mundial de videojogos como Mário e Luigi. A sua representação não poderia ser adulterada.

Após o lançamento, as críticas foram globalmente positivas. Foi bom assistir ao regresso de Jim Carrey, neste caso como o supervilão Dr. Robotnik.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights