Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

We Are Football 2024: uma bola ao poste!

We Are Football 2024
We Are Football 2024

O Central Comics entrou em campo para experimentar We Are Football 2024. Tentámos o nosso melhor, mas saímos mais cedo do jogo por acumulação de amarelos.

Sinopse de We Are Football 2024

Entra no intenso mundo do futebol e vive os teus sonhos no desporto rei. Escolhe um clube existente ou cria o teu próprio e torna-te uma lenda ao gerires todos os seus aspetos.

We Are Football 2024 (WAF 2024) é um jogo de gestão de futebol desenvolvido pela Winning Streak Games e distribuído pela HandyGames em conjunto com a THQ Nordic.

Cria a tua própria equipa ou escolhe um clube.

Análise TLDR de We Are Football 2024

Este é um daqueles géneros praticamente definidos por um título que o domina completamente e que será inevitavelmente usado como termo de comparação para qualquer novo jogo lançado. Falo, obviamente, de Football Manager. Posto isto, qual é o resultado final de um jogo entre WAF 2024 e FM? Infelizmente para WAF 2024, o campeão em título permanece imbatível. Não digo que seja uma goleada, mas, para mim, é uma vitória clara de FM.

Ainda assim, penso que este poderá ser um jogo que vai agradar a fãs do género e não considero que as suas falhas sejam suficientes para lhe merecer uma nota negativa.

Há jogos mais bonitos.

História de We Are Football 2024

Sendo WAF 2024 um jogo de gestão de futebol que pretende simular a realidade, não existe propriamente uma história pré-definida e somos nós que definimos a nossa própria ao longo do jogo num estilo sandbox.

Campo livre para compor a nossa própria história.

Jogabilidade de We Are Football 2024

Perdoem-me, mas, tal como refiro acima, vou proceder a esta análise com FM como termo de comparação. Para terem uma melhor ideia da minha posição, imaginem que FM se trata daquela miúda popular do liceu, cheia de confiança, inegavelmente bonita, elegante, mas também muito parva e com tiradas que odiamos, pelo que nunca conseguimos ser verdadeiramente amigos dela. Agora, imaginem que WAF 2024 é a miúda nova na escola, que chegou e deslumbrou com a sua linda figura. Por um momento, até pensamos que WAF 2024 pode muito bem destronar FM, até falarmos com ela e descobrirmos que tem um riso extremamente irritante e gosta de pregar partidas aos outros a dar-lhes puns malcheirosos na cara. Não gosto de miúdas que têm a mania que são espertas, mas gosto menos de puns na cara.

Em termos de organização de IU, WAF 2024 começa por bater FM, já que parece mais intuitivo e fácil de navegar, ao passo que FM é o labirinto que todos conhecemos. Contudo, ao investigar um pouco mais a fundo, notei que estava igualmente perdido, mas em WAF 2024, existe muito pouca informação acerca de onde estamos e do que podemos fazer.

Passando para a simulação em si, as características e o desenvolvimento dos jogadores em WAF 2024 retiram-me capacidade de imersão, já que são demasiado básicos e consistem em muito pouca informação na forma de um nível, com técnicas individuais (p. ex. um jogador é de nível X e consegue executar a técnica de cabeceamento e de remate de longe, enquanto outro é de nível Y e consegue executar as técnicas de carrinho e antecipação). Já em FM, os jogadores têm várias características e valores para as mesmas, o que me faz mais sentido e nos ajuda a construir equipas mais personalizadas. No que toca à interação com os jogadores, na minha opinião, WAF 2024 e FM empatam e posicionam-se ombro a ombro no reino do absurdo, com pedidos estapafúrdios numa simulação irrealista.

Relativamente à simulação de partidas, as táticas em WAF 2024 não só são demasiado simples, como parecem ter pouco efeito no resultado. Isto em si é difícil de perceber, já que as informações quanto ao nosso desempenho são confusas e escassas. Este é o aspeto que mais me desiludiu no jogo. É normal existirem surpresas no desporto, mas se eu treino o Benfica (já agora, o jogo só tem nomes fictícios, não tem nomes oficiais — outro campo em que perde para FM) e venço o Porto, no Dragão, por 5-0 no sábado, mas perco 0-7 com o FC Linda-a-Pastora, na Luz, na quarta-feira, e isto se repita vezes sem conta ao longo da temporada, há alguma coisa que não está bem com o RNG.

Para passar de imediato a parte em que refiro que o jogo está repleto de bugs, quero terminar em nota positiva. Achei divertido o aspeto de simulação pessoal ao podermos ter companheiro romântico, cão, filhos, etc., dando um toque extra ao jogo para ajudar na imersão, se bem que se torna repetitivo e não importa assim tanto neste género de jogo. Há também o aspeto de gestão da infraestrutura do clube, que me pareceu bom ao permitir-nos construir e expandir edifícios, criar escolas de talentos e outros elementos que nos conferem maior controlo sobre o desenvolvimento do clube.

Macrogestão de infraestrutura.

Gráficos e som de We Are Football 2024

Diria que os departamentos de gráficos e som em WAF 2024 merecem ambos uma descida de divisão, para os distritais. A parte em que vemos o desenrolar do jogo é feia e não há grande coisa a dizer em relação aos menus em termos estéticos.

Quanto ao som, penso que há uma forte possibilidade de a Winning Streak Games se ter enganado no ficheiro de som que utilizou em WAF 2024, pois a música é completamente desajustada e até incomodativa.

Nada mau… para um Powerpoint.

Postas de pescada e um par de botas

Sempre que começo a jogar um jogo de gestão de futebol, passo as primeiras horas com a mesma sensação que quando tenho de preencher os meus impostos à mão: não faço a mais pequena ideia do que estou a fazer, nem do que cada formulário faz. Isto é normal. O que não é normal, é chegar ao ponto de perceber que um dos formulários é de preenchimento obrigatório, mas que não faz nada.

WAF 2024 podia ser um bom jogo, mas não é. É apenas um jogo mediano. A fãs do género, encorajo a experimentar WAF 2024 por todas as nuances originais que oferece. A quem é novo no género ou só procure um bom jogo, aconselho a esperar por uma valente promoção (mesmo muito valente, tendo em conta o preço de venda).

+++

Macrogestão do clube, aspetos originais do jogo (vida pessoal, sistema de navegação nos menus).

Gráficos, som, bugs e problemas de equilíbrio na jogabilidade.

Talvez seja melhor esperar pelos descontos.

Classificação: 5,5/10

WAF 2024 não se encontra num excelente estado de desenvolvimento. A boa notícia é que a equipa de desenvolvimento parece ativa e atenta aos jogadores no sentido de querer resolver os problemas do jogo e de melhorá-lo. WAF 2024 está disponível no Steam por 39,99 €.

Para terminar, fica a dica indispensável: agora que já joguei a WAF 2024, já percebo o Roger Schmidt: parece que nada do que faça interessa para o desempenho da equipa.

Plataforma testada: PC

Trailer de We Are Football 2024:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights