Vejam o programa do XV Festival Internacional de Banda desenhada de Beja

Estamos nas vésperas do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que volta a acolher autores de todo o Mundo nesta 15ª edição.

Alguns autores chegam precedidos pelo sucesso das personagens a que agora dão corpo: da Bélgica e de França, Lapière, Benéteau, e Bourgne, os atuais criadores de Michel Vaillant; da Holanda, Peter van Dongen, que desenha os famosos Blake & Mortimer; e de Itália Enrico Faccini, um dos mais talentosos desenhadores da Disney.

O Festival celebra, também, o regresso de Alberto Varanda a Portugal, na companhia de Olivier Vatine; e a presença de alguns “históricos” da BD mundial como Dany, o autor de Olivier Rameau, ou Enrique Sanchéz Abulí, o autor de Torpedo.

De entre os mais “alternativos”, o brasileiro Fabio Zimbres (uma referência no país irmão) e o espanhol Miguel Ángel Martín

Aliás, são muitos os representantes das novas correntes da BD mundial: o brasileiro Alcimar Frazão; os espanhóis Altarriba e Kim; o francês David Sala; o inglês Paul Duffield; e o estadunidense Tyler Crook

Como não podia deixar de ser, boa parte das exposições é constituída por autores portugueses: Luís Cruz Guerreiro (com as suas BD’s sobre azulejo), Mosi e Nuno Duarte, Pedro Serpa, Rita Alfaiate e Véte… Relevo, naturalmente, para a presença do Mestre José Ruy entre nós, e para a exposição de originais do mais importante autor da História da Banda Desenhada Portuguesa: Eduardo Teixeira Coelho. Celebramos 100 anos do seu nascimento… Relevo também para a coletiva Nódoa Negra que nos mostra alguns dos caminhos seguidos atualmente pela moderna bd nacional…

  Filme "A Velha Guarda" bate records no Netflix

Autores populares, alternativos, cómicos, introspetivos, amantes de super-heróis, amantes da linha clara, da linha escura, todos cabem neste Festival…

LANÇAMENTOS, CONVERSAS, AUTÓGRAFOS, CONCERTOS DESENHADOS, ETC.,

O Festival não se esgota nas exposições… Além das exposições o primeiro fim-de-semana é preenchido com o lançamento de livros, conversas com autores, sessões de autógrafos, etc.: são várias dezenas, os artistas, editores, jornalistas, críticos e amantes desta arte que se juntam em Beja para nos falarem dos seus projetos. É também tempo para os célebres concertos desenhados, madrugada dentro…

Vejam aqui o programa completo!

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!