Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Ricardo Carvalho Calero: Coraçom da Terra

A galega Através Editora, com a colaboração da portuguesa Companhia da Artes, distribuiu em Portugal, a banda desenhada “Ricardo Carvalho Calero: Coraçom da Terra” de Xico Paradelo, Irene Veiga, German Hermida e Iván Suárez.

Ricardo Carvalho Calero: Coraçom da Terra

 “Coraçom da Terra” é uma banda desenhada alicerçada em vários itens da biografia de Ricardo Carvalho Calero: a infância
em Ferrol, os estudos universitários em Compostela, a Guerra do 36, a docência em Lugo no Colégio Fingoi, catedrático na USC e a eclosão do reintegracionismo. Tudo orquestrado de forma a mostrar os problemas da situação cultural, linguística e política do país ao longo do século XX e do estado de coisas na actualidade.

A obra arranca em Lisboa, 1996, numa realidade alternativa. Durante o acto de fundação da COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, Ricardo Carvalho Calero, representante da Galiza e um dos principais intelectuais do galeguismo, imagina, momentos antes de tomar a palavra, como teria sido a sua história e a da sua Terra se o passado tivesse acontecido de uma forma diferente.

Ricardo Carvalho Calero, coraçom da terra
(Desenhos) Iván Suárez (Roteiro) Xico Paradelo, Irene Veiga e Carlos Rafael Ramos
Género
134 páginas, A4
Encadernação
brochado e capa dura
PVP: 20€

Sobre os autores:

Xico Paradelo, Ourense (1966). Iniciou a sua trajectória em 1989 no reconhecido colectivo “Frente Comixário”, com que participou na organização das “Xornadas de BD de Ourense” ou no “I Encontro de Debuxantes Galegos”. Fundador da A.C “BD Banda”. Militante da cultura e activista também do humor gráfico, é um dos fundadores do “Coletivo PESTINHO” e um dos autores da “História da Língua em Banda Desenhada”. Tem colaborado em diferentes publicações tais como
“XO”, “O Pasquim”, ou “Retranca”.

Iván Suárez, um dos nomes mais destacados da BD galega actual. A demonstrada capacidade do autor para trabalhar com acerto ambientações históricas, o respeito pelos personagens, a sua tremenda capacidade narrativa a abordar desde cenas introspectivas até momentos de acção, para além duma capacidade de produção raramente igualada no sector fizeram de Suárez uma opção clara desde o primeiro momento para retratar a história sobre Carvalho Calero.

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights