Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Quais as tendências das plataformas de streaming do futuro?

O streaming tornou-se uma forma dominante de entretenimento para jogadores e espectadores, contando hoje com um acesso imediato e variado de conteúdo de todos os segmentos. Atualmente, existe muita competitividade entre as plataformas de streaming modernas, criando maior conteúdo digital de qualidade a preços acessíveis. Neste artigo oferecemos uma perspetiva para o que esperar das plataformas de streaming para os próximos anos.

O valor dos franchises e nostalgias

O lançamento de títulos novos é importante e empolgante para todos, mas os últimos anos têm revelado uma força motriz diferente através do remake de clássicos e títulos do passado que têm chegado ao grande ecrã e às plataformas de streaming. Uma vez que as gerações dos anos 80, 90 e início dos anos 2000 são os maiores espectadores, essa abordagem é a fórmula do sucesso, quase garantida. 

The Great Gatsby, Harry Potter, The Lord of The Rings, Top Gun, Jurassic Park e Avatar são alguns dos nomes que trouxeram a nostalgia de volta a muitos fãs, tanto em filmes como em videojogos. E essa tendência está para ficar, já que os próximos filmes anunciados contam com Indiana Jones, Austin Powers, Karate Kid e o videojogo muito esperado de Harry Potter.

Live streaming e interação ao vivo

A capacidade de live streaming e interação ao vivo tem sido a tendência que mais se desenvolveu nos últimos anos. Por todo o entretenimento é possível ver um foco na interatividade de eventos em tempo real. Um bom exemplo disso são as plataformas de apostas, que têm se tornado mais dinâmicas e informativas, com estatísticas precisas. Essa capacidade permite ao jogador aceder a uma maior quantidade de informação em direto e, assim, apostar tendo em conta decisões informadas e facilmente acessíveis.

É também possível observar o foco do streaming de conteúdo em plataformas como o Twitch e o YouTube, onde os fãs podem interagir com criadores de conteúdo ou páginas que seguem em todos os segmentos do entretenimento. Por exemplo, é possível enviar mensagens através de live chats a análises dos últimos jogos e, com sorte, ver a pergunta ou comentário respondido.

Fonte: Unsplash

Acesso ao conteúdo digital por smartphones e tablet

Os smartphones e tablets inquestionavelmente continuam a dominar o acesso a conteúdo de entretenimento. A experiência portátil passou a apresentar uma prioridade no desenvolvimento de aplicações para o acesso a conteúdo digital. Basta uma pesquisa rápida para encontrar os principais serviços de streaming nas lojas de aplicações Android e iOS. 

A capacidade de desenvolvimento mobile contribui para a expansão dos segmentos de entretenimento, que continuam a crescer e quebrar recordes de subscrições e espectadores. A cobertura de tecnologia 5G tem facilitado também o acesso a conteúdos de maior dimensão, como filmes e jogos com a melhor qualidade de mercado.

Fonte: unsplash

Conteúdo mais curto e direto

Outra tendência observada no entretenimento e comunicação de redes sociais é a transição para formatos mais curtos. Especialmente no conteúdo de vídeo, Millennials e Gen Z estão a definir uma era de conteúdo mais direto, mas de maior consumo em quantidade de conteúdo visualizado. 

É possível observar como os vídeos curtos têm justificado a popularidade de plataformas de shorts ou curtas, como o TikTok, YouTube e Instagram, que se apresentam hoje como plataformas ideais para promover streams, produtos, colaborações e eventos.

As plataformas de streaming do futuro vão ser definidas pelas tendências que os jogadores e os espectadores vão ditando. À medida que estas plataformas conseguem novas audiências, outras abordagens vão surgindo para cativar e reter novos subscritores, que vão contando com uma oferta de qualidade cada vez melhor. O futuro do entretenimento vai certamente contar com muitas inovações e uma experiência cada vez melhor para os utilizadores.

Verified by MonsterInsights