“Mickey: A História de um Rato”: Para ver no Disney+
O Disney+ acaba de lançar o trailer e o poster oficiais de Mickey: A História de um Rato, da Disney Original Documentary.
O anúncio aconteceu na D23 Expo, em Anaheim, que deu o pontapé inicial oficial da celebração do 100º aniversário da The Walt Disney Company.
O documentário vai estrear mundialmente na plataforma em 18 de novembro – data da primeira aparição oficial de Mickey Mouse, em “Steamboat Willie”, lançado em 1928.
A produção
é realizada pelo premiado cineasta Jeff Malmberg (Marwencol) e produzido pelo vencedor do Oscar Morgan Neville, por Meghan Walsh e Chris Shellen. Com produção executiva de Caitrin Rogers, edição de Jake Hostetter e Aaron Wickenden, direção de fotografia de Antonio Cisneros, design de som de Lawrence Everson, e música de Daniel Wohl, Mickey: A História de um Rato teve a estreia mundial no “South by Southwest Film Festival” no início deste ano e também foi exibido no “Sun Valley Film Festival”, “Newport Summer Film Series”, entre vários outros festivais.
Como um dos personagens mais amados do mundo, o Rato Mickey é reconhecido como um símbolo de alegria em praticamente todos os cantos do planeta. Sonhado no início da carreira de Walt Disney, Mickey tornou-se numa sensação da noite para o dia quando apareceu na primeiro curta-metragem animada “Steamboat Willie”.
O Rato Mickey
Ao longo das décadas, o rato evoluiu para versões surpreendentemente diferentes de si mesmo, que refletem tanto a notável carreira do seu criador quanto as dramáticas mudanças sociais na nação que ele passou a representar. O documentário também apresenta um curta-metragem animado exclusivo, “Mickey in a Minute”, criada pela lendária equipa de desenhos à mão do Walt Disney Animation Studios e que documenta o seu processo de animação feito por Eric Goldberg, Mark Henn e Randy Haycock.
“Há 94 anos, Walt Disney criou o rato que se tornaria num dos personagens mais amados do mundo”, diz Marjon Javadi, vice-presidente da Disney Original Documentary. “Estamos animados para que o mundo veja o Rato Mickey de uma maneira que nunca viu antes. A nossa equipa de cineastas acompanhou a jornada do Mickey ao longo dos anos e lembra-nos por que ele teve tanto impacto sobre nós”.
Mickey: A História de um Rato
conta com a participação dos lendários animadores da Disney: Eric Goldberg, Mark Henn e Randy Haycock, assim como o artista de animação e lenda Disney, Floyd Norman. A historiadora da arte Carmenita Higginbotham, a directora do Walt Disney Archives Rebecca Cline e o arquivista Kevin Kern também participam do documentário. Com imagens de arquivo e entrevistas exclusivas, a produção explora o contínuo significado artístico e cultural – assim como as controvérsias – em torno do rato com quase 100 anos de idade.
“Mickey Mouse é um símbolo que vemos todos os dias de nossas vidas”, diz o director Jeff Malmberg, “Todos nós conhecemos o Mickey, mas ele traz significados diferentes para diferentes pessoas. Sentimos que o Mickey merecia um documentário alegre, mas também honesto. Estou feliz que a Disney nos permitiu mergulhar tão profundamente nas evoluções e significados do rato mais famoso do mundo”.
Jeff Malmberg
é um documentarista cujo filme de estreia, “Marwencol”, ganhou mais de vinte e quatro prémios, incluindo o “SXSW Grand Jury Award”. O documentário foi recentemente selecionado para o “Criterion Channel” e nomeado “Cinema Eye Decade Film” como um dos 20 melhores documentários da última década. Malmberg recebeu uma bolsa “Guggenheim Fellowship” para o seu segundo filme, ‘Spettacolo”, indicado ao Critics’ Choice de Melhor Documentário.
Ele também editou o documentário de Morgan Neville “Whon’t You Be My Neighbor?”, que foi lançado pela Focus Features. Mais recentemente, foi indicado ao GRAMMY® pela co-realização e edição de Shangri-La, uma série em quatro partes para a Showtime sobre Rick Rubin e o processo criativo.
Além de Mickey: A História de um Rato, a Disney Original Documentary também anunciou anteriormente os projetos “Goodbye Yellowbrick Road: The Final Elton John Performances and The Years That Made His Legend”, “Madu”, “If These Walls Could Sing” – filme ainda sem título sobre Jim Henson, e o documentário em curta-metragem pré-selecionado para o Oscar® “Sophie and the Baron”. Já “Mija”, documentário aclamado pela crítica, estreará no Disney+ em 18 de novembro de 2022.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.