Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Mercado Ilustríssimo em Coimbra é dedicado ao livro e ilustração!

Durante o fim de semana de 18 e 19 de dezembro, vai decorrer em Coimbra o Ilustríssimo – Mercado de Ilustração que vai reunir no Exploratório as três livrarias da cidade dedicadas à ilustração (Bruaá, Dr. Kartoon e Faz de Conto) e cerca de 20 escritores e ilustradores.

Das 10h às 19h, o público poderá conhecer e adquirir trabalhos originais e participar nas várias atividades promovidas pelo evento.

O Ilustríssimo é um mercado e uma mostra onde os visitantes terão contacto próximo com os autores, editores e livreiros, tudo isto num ambiente acolhedor e rodeado de natureza, no Parque Verde do Mondego, em Santa Clara.

O evento será marcado pela presença das três livrarias de Coimbra especializadas em ilustração e banda desenhada – Bruaá, Dr. Kartoon e Faz de Conto. Apesar de todas serem dedicadas à ilustração, apresentam uma seleção bastante diferente, completando-se.

O mercado Ilustríssimo tem por objetivo reunir artistas e dar a conhecer o seu trabalho a apreciadores do género e público em geral, que poderá adquirir os seus livros, zines, prints e outros artigos relacionados com ilustração. O evento tem como ponto principal de ligação o livro, por isso os curadores privilegiaram ilustradores que tenham livros, seus ou ilustrados para outros autores.

Várias atividades vão preencher os dois dias, desde sessões de histórias de manhã, apresentações de livros à tarde, oficinas de ciência e ilustração para famílias a sessões de autógrafos ao longo do dia.

A Banda Desenhada nacional vai ter uma grande presença, com várias apresentações de obras recentes de autores como Nuno Saraiva, André Caetano, André Oliveira, Irmãos Gandum, João Miguel Lameiras e colectivos como Ditirambos e Umbra. O livro ilustrado também está em destaque com apresentações de Ana Biscaia e Cátia Vide.

André Caetano que, para além de ilustrador que estará presente nas mesas do mercado e nas apresentações, faz parte da organização do Ilustríssimo desde o primeiro dia da sua criação explica que este evento é “uma oportunidade de contribuir para que os ilustradores tenham o palco principal num evento dedicado aos livros, em Coimbra.”

Sofia Correia, livreira fundadora da Faz de Conto Livraria e um dos elementos da organização do Ilustríssimo, acredita que este mercado é uma excelente oportunidade para conversar com autores, editores e livreiros, e conhecer melhor o processo de criação de um livro. “O Ilustríssimo veio criar o ambiente informal que se quer para aproximar os leitores dos autores, promovendo a leitura e cimentando a comunidade leitora de Coimbra e arredores.“

O Ilustríssimo tem entrada gratuita, decorre no edifício principal do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra e convida à descoberta de livros ilustrados únicos e dos seus autores.

Livrarias presentes:

Bruaá – Livraria do Convento
Dr. Kartoon
Faz de Conto Livraria

Os nomes dos autores confirmados são:

  1. Ana Biscaia – www.anabiscaia.com
  2. Anabela Dias – www.anabelailustradias.blogspot.com
  3. André Caetano – www.andrecaetano.com
  4. André Oliveira – www.andreoliveirabd.blogspot.com
  5. Catarina Vieira – www.behance.net/catarinavieirawork
  6. Cátia Vide – www.catiavide.com
  7. Constança Duarte – www.instagram.com/a_inconstancia/
  8. Filipe Abranches (UMBRA) – www.facebook.com/filipeabranches.art
  9. Henrique e Duarte Gandum – www.mudnag.pt/
  10. Joana Afonso – www.joanaafonso.com/
  11. Luís Simões – www.worldsketchingtour.com/
  12. Nuno Saraiva – www.instagram.com/nunosaraiva_ilustrador
  13. Raquel Costa aka Little Black Spot – www.littleblackspot.com
  14. Ricardo Baptista – instagram.com/planetasatelite
  15. Ricardo Ladeira – www.instagram.com/ricardo__ladeira/

Informações importantes

Datas: 18 e 19 de dezembro (sábado e domingo)
Horário: 10h-19h
Local: Galeria do Edifício Principal do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, Parque Verde, Santa Clara
Instagram: @mercadoilustrissimo | www.instagram.com/mercadoilustrissimo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.