Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Les Portugais: BD de luso-descendente retrata a imigração para França

Olivier Afonso nasceu em França corria o ano de 1975. Os seus pais, oriundos de Monção e Felgueiras, procuraram por uma vida melhor fora do nosso país, e Olivier acabou por crescer nos arredores de Paris.


As suas apetências para as artes manifestaram-se bastante cedo; formou-se como artista plástico e há mais de 20 anos que realiza maquilhagem e efeitos especiais para cinema, com o currículo cinematográfico a incluir  filmes como Transporter- Correio de Risco 3, Pequenas Mentiras entre Amigos, Colombiana, Taken – Vingança, Escobar: Paraíso Perdido, O Escafandro e a Borboleta, Hitman – Agente 47, Largo Winch – O Império, Leatherface: A Origem do Mal, O Espaço Entre Nós, ou o mais recente Titane, Palma de Ouro em Cannes no ano passado, entre muitos outros títulos exibidos por todo o mundo.

Em 2018, Olivier Afonso estreou-se como realizador e argumentista com a comédia de terror Girls with Balls.
No entanto, sempre existiu uma história – bem próxima – que ele desejava abordar: a chegada dos seus pais a França!

Imagem partilhada no momento do anúncio de que “Les Portugais” seria uma banda desenhada, em junho de 2022.

No próximo dia 3 de fevereiro chega às bancas francesas Les Portugais: Volume 0, uma banda desenhada que desenvolveu com o ilustrador Aurélien Ottenwaelter, que desde 2015, trabalha como storyboarder para vários estúdios de animação franceses. Ao mesmo tempo, desenha para revistas como TOPO e Revue Dessinée . Les Portugais é o primeiro álbum de Aurélien Ottenwaelter.


A sinopse oficial de Les Portugais diz: “Aos dezoito anos, Mário fugiu de Portugal na mala de um carro velho. Deixado pelo contrabandista na fronteira franco-espanhola, ele conhece Nel. Com este jovem compatriota, ele vai descobrir a vida aventureira dos emigrantes num bairro de lata nos arredores de Paris: trabalhos nas obras, noites regadas a vinho verde, conversas, esquemas… Esta história de amizade singular ecoa o destino de milhares de Portugueses que, nos anos 70, fugiram da ditadura de Salazar e tentaram, cada um à sua maneira, reconstruir as suas vidas.

Inspirado na história do seu pai, que também se chama Mário, Olivier Afonso mostra o percurso de muitos portugueses que lutaram pela esperança de uma vida melhor além fronteira, evocando mesmo alguns episódios que confessa serem “difíceis de contar”.

O autor recorda ter crescido entre a cultura que aprendia na escola, a cultura francesa, e a cultura transmitida pelos seus pais. Sentiu de perto a “chacota”que a comunidade lusa sofria em França, assim como os clichés que associam os portugueses às limpezas ou à construção civil.


A primeira edição, de seis mil livros, de Les Portugais começa a ser apresentada em Paris neste início de fevereiro, e existem planos para que em breve seja apresentado em Bruxelas ou na Córsega.

Existe ainda a vontade de traduzir para português Les Portugais, para que Portugal também conheça a história dos seus emigrantes em França.

Les Portugais: Volume 0 é distribuído por Les Arenes BD; 122 páginas; formato 193×275; lançamento a 2 de fevereiro de 2022 em França.

2 thoughts on “Les Portugais: BD de luso-descendente retrata a imigração para França

  1. Claro que esse “documento histórico” terá que ser traduzido para Português. E eu vou ficar a aguardar. Estava a ver a reportagem na RTP 1 e ao olhar para o Olivier, impossível não ver a expressão e o olhar de um Português. Um bem haja pela obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.