Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos inspirados em BD que fazem sucesso desde a década de 1980

Videojogos e banda desenhada são dois tipos de entretenimento que possuem muitas características em comum e, muitas vezes, conquistam públicos semelhantes.

Ambos lidam com mundos ficcionais, cheios de aventura e que mexem com a imaginação. A criação de jogos inspirados em quadrinhos, e sobretudo sua evolução, permitiu que os leitores pudessem entrar nesses mundos e fazer parte dessas tramas.

A evolução tecnológica e a melhoria da qualidade dos jogos permitiram a criação de produtos cada vez mais interessantes para o público e, consequentemente, para os estúdios desenvolvedores. Como a familiaridade dos consumidores com o enredo e os personagens são anteriores à criação dos jogos, isso faz com que eles já cheguem ao mercado consumidor com público cativo e fãs.

Embora a sua qualidade atual seja algo sem precedentes, o desenvolvimento de jogos inspirados em BD não é algo recente. Começou com a Atari, em 1978, quando a empresa lançou o jogo do Superman, personagem da DC Comics. O lançamento foi na época do primeiro filme da sequência que teve ator Christopher Reeves no papel principal. O jogo, no entanto, acabou por não fazer um grande sucesso por ser um pouco complexo e difícil de jogar.

Em 1982, a Atari lançou o primeiro jogo baseado em um personagem da Marvel Comics, o Spider-Man. Apostando num jogo mais simples e preciso, a Atari acertou a mão e o jogo fez sucesso. Como ocorria com muitos produtos da Atari, esse jogo não tinha fim, mas as pessoas consideravam como vencedores aqueles com maior pontuação. Até hoje esse jogo é considerado um clássico e abriu a porta do mundo dos jogos para os comics.

Com o passar dos anos, tanto as máquinas quanto os jogos melhoraram sua qualidade, e os jogos com super-heróis ganharam força e mais espaço. O alcance desses jogos também passou para outros meios. Hoje, há jogos baseados em banda desenhada para mobile e o tema também é encontrado em betway casino, principalmente em máquinas caça-níqueis.

Os estúdios desenvolvedores de jogos conseguiram compreender melhor como trabalhar com marcas tão queridas pelo público. As melhorias tecnológicas permitiram o aumento de qualidade, detalhes, precisão e sensação de realismo, o que melhorou muito a experiência do jogador. Além disso, o intervalo entre os lançamentos diminuiu muito e houve um aumento de oferta de títulos. Tudo isso para o deleite dos aficionados por jogos e BD.

Confira a lista dos cinco melhores jogos baseados em quadrinhos segundo a Revista Galileu.