Iberanime OPO 2018 muda-se para a EXPONOR!

Após o Salão de Banda Desenhada em 2003 (organizado pela própria), o Anigamix em 2011 (pelo Central Comics) e da Comic Con Portugal de 2014 a 2017 (pela City), a Exponor volta a acolher novo evento de cultura pop.

Iberanine Porto 2018Apanhando todos de surpresa, a Manz, empresa organizadora do Iberanime (Iber), o maior evento de cultura japonesa de Portugal, anunciou na sua página de Facebook que a edição do evento já não terá lugar no Multiusos de Gondomar, casa habitual dos últimos anos, para passar a ser em Matosinhos, na Exponor.

Ainda o abandono da Comic Con Portugal (CCPT) da Feira Internacional do Porto — que se mudou de malas e bagagens para Oeiras — não tinha sido bem digerida pelos fãs nortenhos, quando recebemos esta notícia.

  Popeye faz hoje 90 anos!

Além disso, a data também foi alterada, passando a ser duas semanas antes — antecipando o evento para os dias 13 e 14 de Outubro.

Relembramos que no ano passado a própria Câmara de Matosinhos apoiou a CCPT com 100 mil euros, inserindo-a “na estratégia de divulgação e promoção do concelho”, com o objectivo de “continuar” essa parceria “nos próximos anos”. E, questionada na altura pela agência Lusa, Luísa Salgueiro (presidente da C.M.M), admitiu aumentar a verba em 2018. Apenas dois meses depois, tornava-se público que a convenção se iria mudar para Oeiras, concelho presidido por Isaltino Morais, e que contaria com um apoio financeiro e logístico de 330 mil euros por edição (sendo que o contrato actual é, alegadamente, válido para 3 anos).

  Popeye faz hoje 90 anos!

Supostamente esta mudança ocorre por motivos da limitação que o Multiusos de Gondomar tem relativamente ao espaço. Terá sido esta uma opção puramente técnica ou terá sido a própria Exponor a “convidar” o Iber a passar para o seu espaço, sentindo o vazio deixado pela CCPT? Não sabemos se alguma vez teremos respostas a estas questões, mas, até à data, nenhuma justificação foi dada publicamente relativamente a estas mudanças.

Numa nota curiosa, a Manz, por engano, chegou a tornar pública uma nota de imprensa onde mencionava que o Iber OPO deste ano teria lugar na cidade de Guimarães – nota que foi rapidamente desmentida e corrigida pela própria entidade organizadora.


Unboxing Marvel da Goody

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GeraLinks