Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Exposição: José Ruy e os Quadrinhos

No próximo sábado, dia 8 de fevereiro, às 17h30, inaugura-se a exposição JOSÉ RUY E OS QUADRINHOS, na Casa da Cultura – Bedeteca de Beja.

São cerca de 100 desenhos e pranchas em exposição, desde os Anos 40 até aos nossos dias, mostrando o percurso ímpar de um artista que se dedicou com rara paixão à banda desenhada.

Apareçam para um copo de vinho e dois dedos de conversa com o autor! Será também exibido o documentário homónimo, realizado por Manuel Monteiro (40 minutos).

José Ruy nasceu na Amadora em Maio de 1930. Cursou Artes Gráficas na Escola António Arroio, onde foi discípulo de Mestre Rodrigues Alves, e frequentou habilitação a Belas-Artes. Iniciou-se como desenhador com apenas 14 anos, tendo publicado ao longo da sua carreira 79 álbuns, 48 dos quais em banda desenhada, com destaque para Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação, Os Lusíadas e História (atualizada) da Amadora. Tem colaborado em diversos jornais e revistas, nomeadamente em O Cavaleiro Andante e Selecções BD. Editou e dirigiu a 2.ª série de O Mosquito. O rigor na investigação e a qualidade dos seus trabalhos têm sido apreciados de norte a sul do país, com múltiplas homenagens e a atribuição de 24 prémios. Expôs com sucesso em vários países da Europa, na China, no Japão e no Brasil. Primeiro autor a ser galardoado com o Prémio de Honra do Festival de Banda Desenhada da Amadora, em 1990. No ano seguinte foi distinguido com a Medalha Municipal de Ouro de Mérito e Dedicação da sua cidade natal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *