Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Einstein, Eddington e o Eclipse – Impressões de Viagem

Einstein, Eddington e o Eclipse – Impressões de Viagem é o oitavo volume da colecção LowCCCost, uma colecção de livros de viagem … para quem gostar de viajar sem apanhar transportes e gastar dinheiro!

Este livro está associado à exposição E3 — Einstein, Eddington e o Eclipse (MUHNAC, 2019) e está dividido em duas partes (ensaio e banda desenhada), ambas bilingues, português e inglês, as duas principais línguas usadas durante a expedição.

A banda desenhada toma a correspondência de Arthur Eddington trocada com sua mãe, irmã e o Observatório de Lisboa antes, durante e após a sua expedição à Ilha do Príncipe para estudar o eclipse solar total de 1919, como ponto de partida para uma narrativa gráfica de contornos experimentais e impressionistas. Focando-se na teia de actores humanos e não-humanos envolvidos nesta expedição – pessoas conhecidas e desconhecidas, animais, plantas, factores ambientais e afetivos – a BD, que também compila alguns documentos da exposição, estabelece uma relação intertextual com o ensaio teórico sobre as implicações científicas, políticas e sociais dessa viagem cujos resultados confirmaram a revolucionária teoria da relatividade de Einstein. As “impressões” da viagem assumem um duplo significado, referindo-se ao relato de Eddington por palavras e às marcas nas páginas, alusivas à presença material dos lugares visitados.

Einstein, Eddington e o Eclipse – Impressões de Viagem
Autoria: Ana Simões (ensaio e argumento) e Ana Matilde de Sousa (arte)
Edição Lisboa: Chili com Carne
Ano 2019
Nº de Páginas 245
ISBN 978-989-8363-41-1

O livro será apresentado por Sara Figueiredo Costa!

A exposição E3 – Einstein, Eddington e o Eclipse centra-se em aspetos históricos de duas expedições astronómicas britânicas, uma liderada pelo astrónomo Eddington, que se dirigiu à ilha do Príncipe e a outra que rumou ao Sobral, Brasil. Pretendiam observar o eclipse solar total de 29 de maio de 1919 e testar uma das previsões da teoria da relatividade geral de Einstein. Destaca o “encontro improvável” entre Einstein e Eddington, os preparativos das expedições em tempos de guerra, as peripécias das viagens, os sobressaltos das observações e o seu enorme impacto nas comunidades nacional e internacional de astrónomos e no público em geral.

Após a sua passagem pela Biblioteca da FCT NOVA, a exposição chega a Ciências ULisboa, onde estará patente ao público até 03 de abril de 2020 (Átrio do Edifício C6).


A inauguração das exposições E3 e The Eagle Has Landed será feita em conjunto no Átrio do Edifício C6, pelas 17h00 do dia 19 de dezembro de 2019.

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights