Borbulhas, mutantes e radioatividade: eis o que está prestes a invadir os cinemas!
A 25 de setembro, as salas de cinema em Portugal recebem uma sessão inédita que junta o novo trabalho do realizador português Fernando Alle à mais recente versão de um clássico de culto do cinema independente. A curta-metragem Borbulha será exibida em conjunto com The Toxic Avenger, de Macon Blair, numa estreia exclusiva em território nacional.
Com apenas quatro minutos de duração, Borbulha narra a história de um jovem perseguido por um grupo de rufias e de como uma simples borbulha desencadeia uma inesperada calamidade sangrenta. O filme é escrito, realizado e produzido por Fernando Alle, com coprodução de Bruno Caetano, nomeado aos Óscares em 2023 pela curta Ice Merchants.
A curta-metragem teve estreia mundial em agosto no Frightfest, em Londres, e já foi selecionada para mais de 30 festivais internacionais, entre os quais o Imagine Film Festival e o Leeds International Film Festival, ambos qualificadores para os prémios da Academia. Em Portugal, foi apresentada pela primeira vez no festival Motelx.

Fernando Alle, conhecido pelas curtas Papá Wrestling (2009) e Banana Motherf**r (2011), e pela longa-metragem Mutant Blast (2019), consolidou o seu percurso no cinema fantástico e de género, tendo visto os seus filmes premiados em mais de 30 ocasiões e selecionados para mais de uma centena de festivais internacionais.
O herói mais grotesco e improvável do cinema independente está de volta!
A acompanhar Borbulha estará The Toxic Avenger, nova versão da icónica produção da Troma Entertainment, responsável pelo filme original de 1984. Peter Dinklage, Jacob Tremblay, Kevin Bacon e Elijah Wood lideram o elenco desta reinvenção do clássico.

Nesta nova versão, Winston Gooze, um humilde funcionário de limpeza, sofre um acidente tóxico que o transforma em Toxie, um mutante armado de esfregona que terá de enfrentar magnatas corruptos para proteger os seus amigos e a comunidade.

Um detalhe curioso: dentro do fato de Toxie está uma portuguesa! Luísa Guerreiro, atriz, performer e marionetista ligada ao Cirque du Soleil, deu corpo ao mutante em longas e extenuantes sessões de maquilhagem que chegavam a durar seis horas por dia.
Dia 25 de setembro, preparem-se para rir, gritar e torcer o nariz: Borbulha e The Toxic Avenger estreiam em exclusivo nas salas de cinema portuguesas.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

