Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Blockbuster Inc. —3, 2, 1, bug… quer dizer, ação!

Blockbuster Inc.
Blockbuster Inc.

Habituado à crítica de cinema, o Central Comics decidiu formar o seu próprio estúdio cinematográfico em Blockbuster Inc. de olhos postos nos Óscares… ou será aos Razzies?

Sinopse de Blockbuster Inc.

Sempre tiveste o sonho de fazer os teus próprios filmes? Cria o teu estúdio e gere todos os aspetos da indústria, desde a construção de edifícios, passando pela produção e realização de filmes, até à gestão de estrelas de cinema e de todos os seus caprichos. Vive a história do cinema desde o início e torna-te uma lenda

Blockbuster Inc. é um jogo de simulação e de gestão da indústria do cinema desenvolvido pela Super Sly Fox e distribuído pela Ancient Forge.

Cria o teu estúdio de cinema.

Análise TLDR de Blockbuster Inc.

Por todas as semelhanças, é inevitável comparar Blockbuster Inc. a The Movies. E é difícil evitar a desilusão ao perceber que Blockbuster Inc. não conseguiu inovar sobre um jogo lançado há quase 20 anos.

Numa realidade em que este título fosse o primeiro lançado no seu género, ou, pelo menos, com este tema, seria um bom jogo. Neste nosso canto do multiverso, é um jogo que, embora demonstre potencial, pouco melhor é que banal.

Uma leve mudança de visual.

História de Blockbuster Inc.

Em Blockbuster Inc., começamos o nosso percurso no início dos anos 20, do século XX, nos primórdios da indústria cinematográfica. A nossa missão é criarmos o nosso próprio estúdio de raiz e bater a concorrência ao lançar filmes apreciados pela crítica.

Enquanto gerimos tudo o que está relacionado com a produção cinematográfica, vamos percorrendo década após década enquanto vivemos a história do cinema.

Vive a história do cinema.

Jogabilidade de Blockbuster Inc.

As mecânicas de Blockbuster Inc. seguem quase à risca o guião pré-definido para o género tycoon: temos de construir a infraestrutura, desde cenários e escritórios, até cantinas e decorações; temos de contratar funcionários, incluindo produtores, realizadores, atores e empregados de limpeza; e temos de criar o nosso produto com as características corretas que lhe permitam ter êxito e se traduzam em dinheiro que nos recheia os bolsos.

Até aqui, tudo bem. O problema é que todo o descrito acima já existe de sobra e aqui não existe grande inovação. Tudo é muito mecânico, fácil, repetitivo e um pouco sem sentido, acabando por tornar a experiência de Blockbuster Inc. algo aborrecida.

Mas deixem-me voltar um pouco atrás e contradizer o que acabei de escrever. O jogo até começa por ser divertido. As 2-3 primeiras horas de jogo divertiram-me e estava a gostar de jogar. Porém, o ritmo de progressão sofrivelmente lento, aliado à repetição de tarefas e à facilidade do jogo acabou por tornar a experiência de jogar uma tarefa pouco agradável.

Em relação a cada mecânica individualmente, pouco há a dizer, visto que já foi dito em algum jogo já lançado. A construção de edifícios é engraçada, mas já vista e sem grande profundidade. A produção geral dos filmes podia ser mais aprofundada, já que tem esse potencial, mas, como está, é simples e difícil de falhar. Quando aos funcionários, são todos pouco memoráveis e nunca consegui estabelecer uma verdadeira empatia com nenhum, o que é uma pena, já que podia ser um campo em que Blockbuster Inc. podia brilhar.

Uma exceção a esta falta de inovação é a oportunidade de podermos realizar os nossos filmes. Ou seja, podemos “meter as mãos na massa” e orientar atores, cenas e até a pós-produção, com uma espécie de simulação de edição de vídeo e som.

Em cima disto, deparei-me também com um número demasiado de bugs que também afetaram a minha experiência.

No geral, a jogabilidade não é nova. Para quem nunca jogou, ou joga pouco, a este género de jogos, estes problemas até podem não ser tão significantes quanto isso, mas a quem procura uma melhoria ao que já existe no mercado, a jogabilidade de Blockbuster Inc. não impressiona.

Potencial por concretizar.

Gráficos e som de Blockbuster Inc.

Os gráficos de Blockbuster Inc. são bonitos, mas, novamente (adivinharam) nada de novo. Ainda assim, penso que são adequados ao género e não deixam de ser um aspeto positivo — se bem que com alguns bugs evitáveis (p. ex., é comum os funcionários teletransportarem-se de um edifício para o outro, em vez de andarem até lá.

O som e a música seguem a mesma linha.

Corta!

Postas de pescada e um par de botas

No papel, Blockbuster Inc. tem tudo para ser um sucesso de bilheteira, mas assim que chega ao grande ecrã, a magia perde-se e começamos a pensar em tudo o que poderia ser feito com mais qualidade. Não posso dizer que odiei este título, talvez nem sequer que não gostei do jogo, mas sem dúvida que fiquei desiludido. Por outro lado, a equipa de desenvolvimento é ativa e pode ser que, daqui a algum tempo, este título se componha e atinja o grande potencial que tem.

Recomendo a este jogo a fãs do género que querem ter uma biblioteca completa e a quem quer experimentar o género pela primeira vez. Não recomendo este jogo a fãs do género que procurem uma evolução em jogos tycoon nem a quem procure um jogo para afundar horas a fio.

+++

Mecânica de realização e pós-produção de filmes, tema.

Bugs, falta de inovação, lentidão e facilidade na progressão.

Há que trabalhar para fazer melhor.

Classificação: 6/10

Apesar das críticas que deixo nesta análise, penso que este título não deixa de ter a capacidade de proporcionar algumas horas de entretenimento.

Blockbuster Inc. está disponível no Steam por 24,50 €.

Para terminar, fica a dica indispensável: pior que não ser uma estrela de cinema é ser uma estrela de cinema e ninguém saber.

Plataforma testada: PC

Trailer de Blockbuster Inc.:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights