BD: Lançamento – O Pugilista
Hertzko Haft, judeu polaco, não tinha ainda 16 anos de idade quando iniciou o seu calvário pelos campos de trabalho forçado e pelos campos de extermínio nazis. Chegou a estar em Auschwitz onde, para diversão dos oficiais das SS, teve de lutar boxe contra outros prisioneiros. Rodeado de desumanidade, violência e morte, não lhe restava outra escolha que não fosse vencer.[fbshare]
Reinhard Kleist transformou as perturbadoras memórias de Hertzko Haft num romance gráfico fascinante e complexo. Desde as traumáticas experiências nos campos de concentração, passando pela emocionante fuga e pelo confuso período pós-guerra, até ao recomeço como pugilista profissional nos Estados Unidos da América, onde enfrentou o lendário Rocky Marciano, O pugilista é o retrato de alguém que conseguiu sobreviveu a todas as provações.
O autor
Reinhard Kleist nasceu em 1970, perto de Colónia, na Alemanha. Em 1996, após a conclusão dos estudos em Artes Gráficas e Design na Escola Técnica Superior de Münster, mudou-se para Berlim, onde divide um estúdio com os também autores de bd Naomi Fearn, Fil e Mawil. Começou a publicar em álbum ainda estudante, em 1994. De entre os seus trabalhos, muitos deles premiados, destacam-se Lovecraft, Amerika, Jonnhy Cash: uma biografia, Havanna, ou Castro. Entre Março e Setembro de 2011, publicou O pugilista em capítulos no jornal Frankfurter Allgemeine. O álbum sairia em 2012 e seria galardoado, em 2013, com as seguintes distinções:
– PENG! para Melhor Álbum em Língua Alemã, no Festival de Banda Desenhada de Munique;
– Grande Prémio do Lyon BD Festival;
– Prémio Alemão de Literatura Infanto-juvenil na categoria Não-Ficção.
Além de autor de bd, Kleist trabalha como ilustrador. Em 2010 desenvolveu, entre outros projectos, uma edição do suplemento do jornal Süddeutsche sobre o tema “genocídio”.
O Pugilista
Edição: Polvo
Autor: Reinhard Kleist
Data: Novembro de 2015
Formato: 170 x 240 mm
Páginas : 192, a preto e branco
Capa: a cores, com badanas
PVP (IVA incluído): 14,99 euros
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.