BD: Lançamento – Colecção “As Fantásticas Histórias da Madeira”

Na Feira do Livro da Cidade do Funchal deste ano, foram lançados 3 volumes de Banda Desenhada, editados em parceria entre a Sétima Dimensão e a APCA – Agência de Promoção da Cultura Atlântica. [fbshare]

Todos estes álbuns foram criados por autores madeirenses, integrados no projecto “APRENDER A MADEIRA”. Estes álbuns de Banda Desenhada visam transmitir a mensagem relativa a factos da história da madeira de uma forma diferente da habitual.

Integrado no vasto contexto das culturas insulares, o projecto “APRENDER A MADEIRA”, da responsabilidade da APCA – Agência de Promoção da Cultura Atlântica, visa dar a conhecer ao mundo os aspectos que distinguiram a Madeira nos vários planos da criação humana e que fizeram dela um espaço geográfico, físico e humano de interesse para a compreensão da história portuguesa e internacional.

As Bandas Desenhadas desenvolvidas para este projecto apresentam protagonistas fictícios, mas foram criadas a partir de factos reais históricos sem os alterar, todos devidamente documentados. Estes livros de BD diferenciam-se das restantes adaptações de factos históricos porque tentam seguir uma abordagem menos sóbria e formal, permitindo que o leitor não se limite a acompanhar apenas os factos históricos como se estivesse a ler um documentário ou um livro de história, mas acaba por conhecer e ficar envolvido com personagens que estão relacionadas com os factos históricos apresentados nos álbuns de Banda Desenhada.

Tendo em conta o impacto actual das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, estas Bandas Desenhadas, numa segunda fase do projecto, serão também disponibilizadas on-line, numa plataforma digital juntamente com os demais conteúdos do APRENDER A MADEIRA, promovendo o acesso universal a estas obras. Deste modo dar-se-á não só a conhecer a história da Madeira aos locais, mas também a todos os países e pessoas que disponham de acesso à internet. 

Neste primeiro momento do projecto, foram lançados 3 álbuns de Banda Desenhada ilustrados por jovens madeirenses: Martinho Duarte Abreu, Ivan Mikael Correia, Válter de Sousa, Pedro Dória Martins e Roberto Macedo Alves. Todos estes jovens artistas têm aperfeiçoado os seus talentos na área da BD através das diversas iniciativas organizadas pela Sétima Dimensão. O argumento é de Roberto Macedo Alves e a supervisão técnica, balonagem e colorização das obras é da equipa da Livraria Sétima Dimensão, que preparam estas três aventuras associadas a momentos marcantes da história da Madeira.

Pretende-se que estes sejam os primeiros de uma colecção que pretende apresentar anualmente novos episódios da história da Madeira para leitores de todas as idades.

ÁLBUM 1:  

SA-CAPA-finalTítulo: “O ATAQUE DO SUBMARINO ALEMÃO EM 1916” (64 páginas)

Argumento: Roberto Macedo Alves

Ilustrações: Martinho Duarte Abreu

Uma carta misteriosa enviada para o Sr. João Almeida Fonseca, obriga-o a revisitar as suas memórias do ataque do submarino alemão ao Funchal, em Dezembro de 1916 e a conhecer o outro lado desta história, do ponto de vista do Comandante Max Valentiner, responsável por esta investida ao Funchal.

SA-Pg50-final SA-Pg03-final

 

CF-CAPA-finalÁLBUM 2:

Título: “OS MISTÉRIOS DO CURRAL DAS FREIRAS” (32 páginas)

Argumento: Roberto Macedo Alves

Ilustrações: Ivan Mikael Correia, Martinho Duarte Abreu, Válter de Sousa e Roberto Macedo Alves

Três viajantes do tempo provenientes do ano 3475, procuram nas terras do Curral das Freiras uma joia necessária para evitar o colapso da sua dimensão. Saltando entre várias épocas, encontram as freiras de Santa Clara, presenciam o ataque dos Corsários em 1566, conhecem as profecias de Gonçalo Annes Bandarra e são confrontados com a lenda da “Levada da Velha” do Curral das Freiras.

VM-Pg16-final VM-Pg11-final

 

VM-CAPA-finalÁLBUM 3: 

Título: “O VINHO QUE SALVOU A REVOLUÇÃO AMERICANA” (32 páginas)

Argumento: Roberto Macedo Alves

Ilustrações: Válter de Sousa e Roberto Macedo Alves

A mesma equipa que criou “Os Sonhos do Maravilhas” apresenta uma aula sobre a teoria do Caos e o efeito borboleta, que desencadeia uma discussão entre estudantes num café de New York sobre liberdade, deuses gregos, o poder do Vinho Madeira e o impacto que esta bebida teve em diversas figuras históricas dos Estados Unidos e da revolução americana.

CF-Pg04-final CF-Pg01-final

+ info e encomendas: http://setimadimensao.com/historias/

Texto e imagens gentilmente cedidos pela Sétima Dimensão

  BEEP BOOP #3 - Lançamento

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *