BD: Análise – Duke vol. 2 – Aquele que Mata

Duke está de volta! Sete meses depois do primeiro volume, a Arte de Autor trouxe-nos de volta esta nova criação de Ives H. e Hermann. Esta é uma série de BD para ter em conta?

Duke 2 - aquele que mataLi os dois volumes de Duke, da Arte de Autor, apenas com 3 semanas de intervalo e por isso é inevitável falar de “Aquele que Mata” sem mencionar “A Lama e o Sangue”.

Como confessei aquando da análise de “Bouncer: To Hell and Back”, o género western não é a minha praia, mas não podia deixar que querer ler esta série nem que fosse pelos nomes do ilustrador Hermann e do argumentista e parceiro de grandes clássicos como “As Torres de Bois-Maury” e “Bernard Prince” (entre outros), Yves H.
Nesta segunda aventura vemos Duke aceitar uma missão de caça ao homem que primeiramente recusa, mas que, por razões pessoais, acaba por aceitar.
Considero este um álbum mais  bem conseguido do que o primeiro. Beneficiando de já ter as personagens principais desenvolvidas e consolidadas, “Aquele que Mata” consegue centrar-se mais no enredo dando-lhe a riqueza suficiente para nos agarrar e ainda surpreender com algumas reviravoltas.

Duke 2 - aquele que mataTem também como ponto positivo o facto de ser de fácil entendimento para novos leitores. Mas não sendo obrigatório a leitura do primeiro tomo, quem o fez terá uma experiência mais rica e completa. Mas repito, lê-se muito bem sem conhecimentos prévios.
No fim, e apesar da trama terminar, as últimas vinhetas deixam algumas pontas soltas para um próximo volume que poderá apenasr surgir em Janeiro de 2019.

A arte do Belga Hermann… bem é Hermann. Apesar dos seus 79 anos continua a ter o seu traço inconfundível e não irá desapontar nenhum dos seus fãs.

A legendagem ficou a cargo de quem também legendou o Bouncer da mesma editora, mas agora aqui com um trabalho bem mais competente. Encadernação e papel de excelente qualidade.

Duke 2 – Aquele que Mata, foi lançado em Portugal em Maio de 2018 pela Arte de Autor com o valor de 15€

Argumento: Ives H.
Arte: Hermann
Editor: Arte de Autor
Argumento: 7
Arte: 7
Legendagem: 6,5
Encadernação: 9 (capa dura, formato franco-belga)
Veredito Final: 7

 

  Lançamento: COMANCHE - Volume 2

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *