Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Apresentação do livro: FANTASPORTO 40 anos – Uma História de Cinema

Fantasporto

O livro de Beatriz Pacheco Pereira, “FANTASPORTO 40 anos – Uma História de Cinema”, será apresentado no decorrer da edição 2021 do festival de cinema portuense.

Acabado de sair e editado pela Cinema Novo, o livro de Beatriz Pacheco Pereira “ FANTASPORTO 40 ANOS- UMA HISTÓRIA DE CINEMA” assinala o percurso de uma cooperativa cultural “sui generis” da cidade do Porto, que nasceu, ainda sob a forma de revista na casa dos fundadores do Fantasporto, Mário Dorminsky e a autora. Depois, com a entrada em cena do festival, transformou-se numa cooperativa que ainda existe hoje. O livro aborda as realizações de ciclos, eventos e programações várias, publicações e gentes que se entrecruzaram com o Fantasporto, fundado em 1981.

FANTASPORTO 40 anos - Uma História de Cinema

Neste livro, ano a ano, e com centenas de fotos, acompanha-se a evolução de um dos festivais mais icónicos do mundo, Medalha de Mérito Cultural do Estado Português e Medalha de Ouro de duas cidades, Porto e Gaia.

O conteúdo alarga-se às diversas vertentes do Fantasporto. Os primeiros anos, os filmes, os cartazes, os seus convidados e mais ilustres visitantes, as descobertas de realizadores agora famosos, os oscarizados do festival, o pioneirismo da programação, as secções paralelas, o Programa Especial Temático, a comunicação social que nos acompanhou, as histórias curiosas vividas nos bastidores, os participantes e os amigos que deram força ao projecto, as homenagens dadas e recebidas, os prémios, os troféus ao longo dos anos. Um elogio e um agradecimento aos milhares de pessoas que, em Portugal e no estrangeiro, no público ou como patrocinadores institucionais ou não, ajudaram a erguer o Fantasporto.

Ficha técnica:

FANTASPORTO 40 anos – Uma História de Cinema

Beatriz Pacheco Pereira

Edição limitada e encadernada

606 páginas

Edição: Cinema Novo CRL

A apresentação dolivro terá lugar no dia 30 de Abril, pelas 18.00hs no Main Floor do Hard Club.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *