Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análises Tex: O Vingador e Justiça em Corpus Christi

A editora A Seita lançou mais dois livros da personagem Tex na sua coleção Bonelli: O Vingador e Justiça em Corpus Christi. Leiam aqui a análise.

Esta coleção é uma tentativa da editora italiana Bonelli e da portuguesa A Seita, de captar novos leitores para o seu bem conhecido personagem, utilizando o formato próximo dos álbuns franco-belgas, tanto no tamanho do livro como no número de páginas.

Tex - O Vingador TEX vol. 4: JUSTIÇA EM CORPUS CHRISTI

Os dois volumes agora lançados, devem ser lidos em sequência, uma vez que se completam, podendo também ser lidos isoladamente sem qualquer problema. Neles vamos descobrir um pouco da juventude de Tex.

Em “O Vingador” encontramos um livro num estilo muito cinematográfico.

A arte do livro é muito realista, com um estilo quase fotográfico e uma excelente aplicação de cor. As primeiras três páginas não têm qualquer texto, fazendo lembrar o começo de muitos filmes ou séries de suspense.

As fisionomias de algumas das personagens fazem lembrar alguns atores conhecidos, bem como se consegue reconhecer algumas cenas já vistas no cinema. Exemplo disso é uma vinheta da página 47 em que Tex atinge um comanchero de cada lado do telhado, ao melhor estilo duma cena de “Matrix”…

Por sua vez em “Justiça em Corpus Christi”, a arte também é muito boa, mas é bem evidente a sua aproximação à linha clara franco-belga. Se a paleta de cores no volume anterior era assombrosa, neste volume as cores são muito mais sólidas e bem demarcadas, muito à semelhança do que acontece tradicionalmente na linha clara.

A dinâmica de leitura é muito boa em ambos os livros, conseguindo prender a atenção num  nível homogéneo, despertando o interesse na continuidade da história.

O segundo volume tem mais diálogos e um maior naipe de personagens com mais interação, deixando bem evidente que Tex ainda tem muito para aprender.

Livros em capa dura com boa encadernação, com páginas em papel baço de boa qualidade, o que faz realçar o grafismo e a cor. Preço dentro da média deste tipo de livros.

Tempos de leitura:

  • O Vingador – aprox. 30 minutos
  • Justiça em Corpus Christi – aprox. 40 minutos

No conjunto dos dois livros tive uma muito agradável surpresa, e acho perfeitamente possível que com este tipo de livros se consiga novos leitores para o personagem Tex. E não apenas leitores de BD, pois o trabalho gráfico e o ritmo e coerência da história é bastante acessível e cativante.

Boa aposta da Bonelli e de A Seita.

TEX 3 – O Vingador
Mauro Boselli / Stefano Andreucci
Tex 4 – Justiça em Corpus Christi
Mauro Boselli / Corrado Mastantuono
Editora A Seita
Livro em capa dura com 56 páginas a cores nas dimensões de 20 x 28 cm
PVP: 14,00 €

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.