Central Comics Forum
10 de Setembro de 2010, 08:57 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias:

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: 1 [2] 3 4   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: BRK  (Lida 3312 vezes)
inglorious bastard
Pior Bedéfilo(a) do Mundo
**

A 'Basterd's work is never done, puff,puff...

Ver Perfil WWW
« Responder #15 em: 30 de Setembro de 2009, 14:28 »

Eu pessoalmente dispenso a capa dura.

Mas quem é que se referiu a capa dura?!!

Quando falei em capa pobrezinha referia-me à ilustração e ao próprio design da mesma.

Com tantas boas ilustrações que foram tendo nas capas do BDJ, esta capa definitiva é bem enfadonha (relembra as más capas dos comics dos anos 90)

Falta-lhe acima de tudo dinamismo (até nas expressões faciais dos personagens).

Felizmente quem vê caras não vê corações  Grin
Registado

Ora um blog serve para muita coisa: nonoexpress.wordpress.com
Vidazinha
Irredutível Bedéfilo(a)

Ver Perfil
« Responder #16 em: 30 de Setembro de 2009, 18:02 »

Quem falou de capa dura foi o Pina. Portanto não impliques comigo, que ainda por cima eu tou constipada e quem sabe lá se não é gripe A. Lingua
« Última modificação: 30 de Setembro de 2009, 18:05 por Vidazinha » Registado

Pina
Menino(a) Triste
*

BRK

Ver Perfil WWW
« Responder #17 em: 01 de Outubro de 2009, 12:54 »

Capa

A capa dura era para existir mas foi depois descartada, a qualidade da que ficou é no entanto também bastante boa no que toca ao material usado mais as badanas grandes.
A ilustração em si foi complicado, não queríamos usar as antigas capas do BD Jornal e não queríamos cair em excesso. Tinha de ser vermelha, tinha de ter a Bia e o David e de se destacar no meio de tantos outros. A simplicidade foi portanto propositada pois se olharem para o BRK no meio de dezenas de outros livros é fácil de identificar.

Quem não conhece o livro vai ver 2 personagens e perguntar "que merda é esta?" e pelo menos vai ver o que é (ou achamos nós que vai). Se tivéssemos metido uma explosão ou um cenário qualquer ficaria logo conotado a isso mesmo e tirava um bocado do "mistério" de não dizer na capa sobre o que é e obrigar as pessoas a pegar e abrir o livro.

Ref?
Quanto a sermos uma referência espero sinceramente que tenham razão, se há coisa que está a faltar é público jovem a ler BD e de certeza que não é com o Astérix e o Lucky Luke que vamos lá (e eu gosto muito deles).

Obrigado.

Registado

Joao A
Menino(a) Triste
*

Ver Perfil WWW
« Responder #18 em: 01 de Outubro de 2009, 21:23 »

Aos Filipes os meus parabéns, já tive com o livro na mão e só não o comprei porque não quis ficar na fila para pagar mas hei-de comprá-lo seguramente, o que vejo no entanto é que realmente é difícil viver-se de bd em Portugal, senão vejamos:
1.000 exemplares
15 € (vou colocar como preço médio porque entre os que se vendem já com desconto mais os descontos de feiras, etc, já é um preço simpático)
Total: 15.000 €
Agora vamos aos descontos...
São 2, passa a 7.500 €
São 5 anos a fazer a bd são 1.500 € ao ano
Os custos de produção da bd devem andar à volta de...
A margem da editora deve andar à volta de...
A margem da distribuição deve andar à volta de...
O custo da publicidade (deslocações para apresentação do livro e não aquela publicidade que está contemplada nos custos de produção da editora) deve andar à volta de...
Conclusão, deve dar para lhes pagar os cafés das noitadas que passaram a fazer e a pensar no livro e pouco mais, ou seja, espero que consigam chagar à 15ª edição com a mesma tiragem para que realmente possam chegar a ver alguma coisa ($$$) e que o consigam publicar lá fora (espero que se tenham precavido com os royalties e direitos de publicação fora do país com a editora).
Registado

João
Pina
Menino(a) Triste
*

BRK

Ver Perfil WWW
« Responder #19 em: 01 de Outubro de 2009, 22:38 »

Boas João A,
Sim, é mais ou menos aquilo tudo que disseste, basicamente não é com a BD que pago a casa, a comida na mesa, etc. O resto não te posso responder mas não te preocupes que eu e o Filipe não nascemos ontem Sorridente

E mais uma entrevista -> http://www.ruadebaixo.com/filipe-pina-e-filipe-andrade_brk.html

Obrigado.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2009, 16:25 por Pina » Registado

Pina
Menino(a) Triste
*

BRK

Ver Perfil WWW
« Responder #20 em: 07 de Outubro de 2009, 22:58 »

Boas.
Só para relembrar que vamos estar este sábado dia 10 aqui na Central Comics da autógrafos e a falar com a malta etc.
Abraços.
Registado

inglorious bastard
**

A 'Basterd's work is never done, puff,puff...

Ver Perfil WWW
« Responder #21 em: 08 de Outubro de 2009, 14:14 »

Lá vou ter eu de discordar.

A ilustração em si foi complicado, não queríamos usar as antigas capas do BD Jornal e não queríamos cair em excesso.

Tinha de ser vermelha,

Ora bem num univeros livreiro onde tudo utiliza o vermelho e o preto, podes crer que a cor que mais chamaria a atenção seria o branco (ver Elektra Lives da BD Mania e Sketchbook #1)

tinha de ter a Bia e o David e de se destacar no meio de tantos outros. A simplicidade foi portanto propositada pois se olharem para o BRK no meio de dezenas de outros livros é fácil de identificar.

Esta foi a pior desculpa que já ouvi para não ter de admitir que não vos apeteceu muito pensar num design mais arrojado.

Decerto conhecerás a arte de Seth Fisher e do Franq Quitely, certo?

Ide ver as capas destes dois artistas e depois diz-me lá se faz mal algum ter uma capa mais detalhada.

Eu olho para a capa do BRK e penso em: Rob Liefield.

Se o livro tiver uma segunda edição (estou a torcer para que a primeira esgote e que tenha direito a segunda), espero que tenha uma capa melhor.

Quem não conhece o livro vai ver 2 personagens e perguntar "que merda é esta?" e pelo menos vai ver o que é (ou achamos nós que vai).

Sim, vai dizer: "Que m3rd@ é esta, o catálogo da LaRedoute ilustrado?"

Se tivéssemos metido uma explosão ou um cenário qualquer ficaria logo conotado a isso mesmo e tirava um bocado do "mistério" de não dizer na capa sobre o que é e obrigar as pessoas a pegar e abrir o livro.

Mas quem é que falou em explosões?  Com o logotipo apenas conseguia fazer-se uma capa excelente, dependendo da maneira como o apresentavas e inserido no quê.

Alguém ofereça "o" livro do Will Eisner a este senhor. Cool
Registado

Ora um blog serve para muita coisa: nonoexpress.wordpress.com
Pina
Menino(a) Triste
*

BRK

Ver Perfil WWW
« Responder #22 em: 08 de Outubro de 2009, 14:34 »

Ora bem.
Isto do discordar sem saber os porquês tem muito que se lhe diga.

- Tem de ser vermelha porque os panfletos distribuídos pela Bia são vermelhos e os posters do BRK são vermelhos.
- Tem de ter a Bia e o David porque eventualmente irão perceber que a história se vai centrar neles.
- A simplicidade foi uma decisão nossa, para o tamanho que o livro tem e a posição que fica numa prateleira é essencial ser perceptível 2 seres humanos à distância.
- Capa só com logotipo fica reservada para uma edição mega especial ou uma re-edição no futuro. O Tomo1 vai ser sempre igual com esta capa. Num pormenor à parte existe uma capa só com o logotipo que todos nós gostámos bastante.

A única coisa que podem discordar é só do desenho em si, o resto foram uma série de decisões feitas racionalmente.
Registado

Bongop
Moderador
Super-Bedéfilo(a)

Uma vida não questionada, não merece ser vivida

Ver Perfil WWW
« Responder #23 em: 08 de Outubro de 2009, 16:15 »

Lá vou ter eu de discordar.

A ilustração em si foi complicado, não queríamos usar as antigas capas do BD Jornal e não queríamos cair em excesso.

Tinha de ser vermelha,

Ora bem num univeros livreiro onde tudo utiliza o vermelho e o preto, podes crer que a cor que mais chamaria a atenção seria o branco (ver Elektra Lives da BD Mania e Sketchbook #1)

tinha de ter a Bia e o David e de se destacar no meio de tantos outros. A simplicidade foi portanto propositada pois se olharem para o BRK no meio de dezenas de outros livros é fácil de identificar.

Esta foi a pior desculpa que já ouvi para não ter de admitir que não vos apeteceu muito pensar num design mais arrojado.

Decerto conhecerás a arte de Seth Fisher e do Franq Quitely, certo?

Ide ver as capas destes dois artistas e depois diz-me lá se faz mal algum ter uma capa mais detalhada.

Eu olho para a capa do BRK e penso em: Rob Liefield.

Se o livro tiver uma segunda edição (estou a torcer para que a primeira esgote e que tenha direito a segunda), espero que tenha uma capa melhor.

Quem não conhece o livro vai ver 2 personagens e perguntar "que merda é esta?" e pelo menos vai ver o que é (ou achamos nós que vai).

Sim, vai dizer: "Que m3rd@ é esta, o catálogo da LaRedoute ilustrado?"

Se tivéssemos metido uma explosão ou um cenário qualquer ficaria logo conotado a isso mesmo e tirava um bocado do "mistério" de não dizer na capa sobre o que é e obrigar as pessoas a pegar e abrir o livro.

Mas quem é que falou em explosões?  Com o logotipo apenas conseguia fazer-se uma capa excelente, dependendo da maneira como o apresentavas e inserido no quê.

Alguém ofereça "o" livro do Will Eisner a este senhor. Cool

Ó Inglorius... tens de começar a pensar antes de escrever! Fazes-me lembrar outra pessoa aqui do fórum que só sabe dizer mal, embora lhe estejas sempre a chamar à atenção disto, ou daquilo!
A capa está muito boa, está chamativa e de certeza que foi bem pensada comercialmente pelos autores e editora.
E depois comparar a capa com um trabalho do Rob Liefield... sinceramente...
A capa branca está em desuso há muito tempo por uma razão muito simples, fica castanha num curto espaço de tempo e uma capa branca só fica bonita se estiver impecavelmente branca.
Ou será que todo este dizer mal é só porque os rapazes decidiram mudar de editora?
Registado

Nuno Amado

http://bongop-leituras-bd.blogspot.com/
Radjack
Menino(a) Triste
*

Ver Perfil WWW
« Responder #24 em: 08 de Outubro de 2009, 16:36 »

@João A

Ninguém faz banda-desenhada em Portugal para ficar rico, e certamente 99% não a faz com a espectativa de ganhar mais do que uns trocos.
Registado

Do you believe you're fighting for something? For more than your survival?
Can you tell me what it is?
Do you even know?
Is it freedom or truth?
Perhaps peace? Could it be for love?
Illusions, Mr. Anderson.
Vagaries of perception.
Temporary constructs
of a feeble human intellect.
celtic-warrior
Irredutível Bedéfilo(a)

Lostie

Ver Perfil WWW
« Responder #25 em: 08 de Outubro de 2009, 18:17 »

O Inglorious não está a dizer isto para chatear, mais do que estar a expor uma opinião, está a ser exigente com o que se produz em Portugal! Se queremos que este mercado cresça, tem de haver alguma exigência por parte dos leitores, além do apoio a 100% que todos damos.
Registado

Bongop
Moderador
Super-Bedéfilo(a)

Ver Perfil WWW
« Responder #26 em: 08 de Outubro de 2009, 19:00 »

O Inglorious não está a dizer isto para chatear, mais do que estar a expor uma opinião, está a ser exigente com o que se produz em Portugal! Se queremos que este mercado cresça, tem de haver alguma exigência por parte dos leitores, além do apoio a 100% que todos damos.

Apenas..........nunca o vejo a dizer bem de nada! Apenas mal! Isso não é exigência, é uma doença dos portugueses. Não percebo todo aquele ataque à capa do BRK. Não a considero nenhuma obra-prima da BD mundial, mas acho que funciona bem e dentro de contexto.
Registado

Nuno Amado

MMorgado
**

Ver Perfil
« Responder #27 em: 08 de Outubro de 2009, 21:54 »

Concordo plenamente com o Bongop. Tenho lido os comentários do basterd, e até concordo também com vários pontos dele em relação à capa, mas por favor, há maneiras mais cordiais de apresentar opiniões... digo eu, ou sou eu que sou muito sensível.
Registado
Blaise
**

Ver Perfil
« Responder #28 em: 08 de Outubro de 2009, 22:26 »

Eu gosto da capa. O David até tem um ar de Charlie Northern ( Revelations; Jenkins & Ramos)  Wink

O pormenor da capa que mais poderá desencadear a reprovação das almas mais críticas é o cigarrinho na mão do David. Na BD europeia são muito críticos nessas coisas do tabaco, principalmente quando o público alvo é jovem. Basta lembrar que o Lucky Luke até deixou de fumar, para não falar das famosas tiras anti tabagistas do Franquin nos suplementos do Journal Spirou nomeadamente no Trombone Illustré. Aqui não houve censura nesse pormenor ( estranho até um pouco a ASA para ser sincero)

De resto por mim estão de parabéns, com o tempo e experiência irão melhorar, ou então é como diz o outro: não gostas ?  «faz tu melhor»  Grin
« Última modificação: 08 de Outubro de 2009, 22:29 por Blaise » Registado
Bongop
Moderador
Super-Bedéfilo(a)

Ver Perfil WWW
« Responder #29 em: 09 de Outubro de 2009, 00:28 »

Eu gosto da capa. O David até tem um ar de Charlie Northern ( Revelations; Jenkins & Ramos)  Wink

O pormenor da capa que mais poderá desencadear a reprovação das almas mais críticas é o cigarrinho na mão do David. Na BD europeia são muito críticos nessas coisas do tabaco, principalmente quando o público alvo é jovem. Basta lembrar que o Lucky Luke até deixou de fumar, para não falar das famosas tiras anti tabagistas do Franquin nos suplementos do Journal Spirou nomeadamente no Trombone Illustré. Aqui não houve censura nesse pormenor ( estranho até um pouco a ASA para ser sincero)

De resto por mim estão de parabéns, com o tempo e experiência irão melhorar, ou então é como diz o outro: não gostas ?  «faz tu melhor»  Grin

Ainda bem que não houve censura... quem sabe (eu não sei porque não conheço o vol.2) o rapaz deixa de fumar no futuro e passa a ser um exemplo a seguir?
Deixei de ligar ao Lucky Luke no dia em que ele deixou o cigarro. E não foi por ele usar o cigarrinho permanente que eu comecei a fumar, e não foi por ele deixar o dito que eu deixei de fumar (bem... gosto de fumar a seguir às boas refeições...  Grin)
Registado

Nuno Amado

Páginas: 1 [2] 3 4   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: