Hey pessoal! Lamento a ausência de noticias, tem-me sido dificil soltar dos afazeres e vir aqui post.
Ora, já estão online as
pranchas #25 e
#26 do nosso carissímo ‘Cadavre, respectivamente pela mão da
Maria João Careto e
Véte, dois colegas por quem tenho muita estima.
Foi coincidência que esta dupla de associados ao Atelier Toupeira, da Bedeteca de Beja, (que fizeram parte aliás, dos autores originais daquele grupo) tenham participado um a seguir ao outro, mas pela minha parte fiquei radiante com ambas as intervenções por – e quem conhecer o trabalho de ambos pode confirmar – as BDs espelharem bem os géneros temáticos mais costumeiros de cada qual.
Após o “monstruoso” cliffhanger da #24, a página da Mary Jane (wink) faz uma prolepse e avança algumas horas, focando o encontro de Jonas com Mimi, a “contorcionista incontinente” (Requiem e Johnny, esta foi para vocês

), que na verdade se descobre ter sido chantageada por Óscar a extorquir info sobre a Corporação Autómata, que aparentemente fabrica toda a fartura tecnológica que lhe interessa controlar.
http://cc-cadavreexquis.blogspot.com/2009/08/25-prancha.htmlNa página do Véte, dá-se a volta ao contrário e temos uma analepse, voltando horas atrás e observando-se o “covil” de Óscar, e como ele se deslocou ao tal encontro, num fato-a-jacto. No final, vê-se a Evelina chegar ao local aonde se recorda ter sido levada aquando do seu “condicionamento” (pré-pág.1 e segundo a pág.12), para – supõem-se – levar a cabo a vingança e salvamento que jurou (na pág.22).
http://cc-cadavreexquis.blogspot.com/2009/08/26-prancha.html…um cliffhanger para a próxima página??
Não posso deixar de agradecer a todo o pessoal envolvido, que nos levaram a atingir estas 25 páginas na altura em que a iniciativa marcava sensivelmente
1 ANO de existência! Kudos! O projecto está de novo a pegar ritmo, pelo que só posso desejar ainda maior entusiasmo e gozo na participação aos vinte e cinco autores/as que se seguirem

Entretanto, tinha ficado de comentar a página do
Pedro Carmo, que igualmente me surpreendeu pela positiva. Ñ é segredo que o Cadavre tem
exumado mais autores estreantes do que conhecidos – o que é fantástico – mas deixa um gosto especial quando se vê estes esmerarem-se e mostrarem um trabalho já bastante apreciàvel e até um bom potencial para evolução, não obstante lhes falte experiência de campo.
Ao fim e ao cabo, estamos a mostras que qq pessoa pode fazer uma BD, seja por que técnica for e quer tenha ou não prática na matéria.
Tem sido giro também ver as voltas que dão aos plots, recuperando e atando na continuidade, pontas soltas ou personagens que foram secundários e/ou apenas aludidos anteriormente; falo nomeadamente do presidente da Corp Auto que surgiu pela 1a vez na pág.2 do Phermad, ou da Mimi, que foi só comentada na pág.3, do Gustavo e do João

Apesar de ser potencialmente confuso edificar um trabalho colectivo via Cadavre Exquis – especialmente um tão complexo quanto este tem sido – são estes twists e epifanias que, a mim, tornam toda a experiência tão válida e engraçada de seguir.
Bom, ‘the Cadavering continues… Mais pranchas em breve!
DM