Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Um olhar sobre o projecto BD PALOP

A editora portuguesa A Seita em conjunto com parceiros oriundos do continente Africano, traz-nos o projecto BDPALOP.

Países como Angola, Cabo Verde e Moçambique ajudaram a desenvolver a banda desenhada dos mesmos com a participação de vários autores locais e supervisão portuguesa, fazendo aparecer aqui em Portugal, sete obras que constituem um marco muito significativo no mercado nacional para os países africanos de língua oficial portuguesa.

A editora portuguesa A Seita em conjunto com parceiros oriundos do continente Africano, traz-nos o projecto BDPALOP.

Estes primeiros sete livros, trazem-nos autores diferentes (argumentistas e desenhadores) das nacionalidades acima referidas. E as histórias são as seguintes:

Ventage – Angola na Era dos Mutantes

Ventage - Angola na Era dos MutantesAutores: Florinda Sakamanda e Hélder Simões

Sinopse:

Com a queda de um meteorito em Angola no ano de 2018, surge o vent, uma energia misteriosa que confere habilidades extraordinárias a alguns dos habitantes. Quase 200 anos depois, mutantes, super-heróis, monstros e super-vilões tornaram-se numa realidade mundial, e para restaurar a ordem e o equilíbrio, é criada a Ventage, uma organização que forma mutantes para proteger a sociedade. Depois de salvo de um ataque, Leo descobre que ele também pode ser um mutante e que os seus poderes estão somente adormecidos.

Com clara influência dos autores nos X-men da Marvel, a história super divertida e cheia de humor fez-me lembrar o mangá One Punch Man. Num mundo onde existem mutantes com poderes e monstros que atacam a Terra, o herói tem que treinar para se tornar mais forte que todos.

Bonga

BongaAutoras: Darling Catar e Trisha Mamba

Sinopse: 

“Nascidos de ovos, a sua união despertará o poder ancestral para o bem de todos.” Maputo, 2069. A cidade passa por uma onda de crimes, em que as vítimas vêem a sua vitalidade separada dos seus corpos. Bonga, um jovem curandeiro e engenhocas, vive constantemente acusado de ser ele o sugador de energia, por ter um olho de cada cor. Ele quer desenvolver as suas capacidades de curandeiro para ajudar as pessoas, mas acredita que Thulani, o seu irmão gémeo, é melhor do que ele em tudo. Ao tentar salvar uma criança, os irmãos chamam a atenção de Mambo Zulu, um poderoso vilão com um passado sinistro.

Uma aventura de ação com uma intriga interessante e um desenho bem dinâmico para as cenas de luta e confronto entre os personagens.

Torre Nova – O Último Prédio da Tawen

Torre Nova - O Último Prédio de TawenAutores: Eliana N’ Zualo e Ique Langa

Sinopse: 

Ta.wen: substantivo feminino; do inglês town; urbe; aglomerado de pessoas que, situado numa área geograficamente definida, possui muitas casas, anexos; parte central de uma cidade.

A cidade de Maputo está em transformação, mas o prédio Torres Novas permanece intacto. Paíto, Maninha e Zita vivem nesse prédio antigo, e embora habitem flats diferentes, partilham os mesmos dilemas e frustrações. O seu olhar inocente mas perspicaz, dá-nos a conhecer a vida urbana das pessoas que ainda habitam a tawen.

Uma lição de vida bem forte e impactante onde o eufemismo da história recai nos lápis de cor e um traço singelo no desenho do autor.

Tunuka

TunukaAutores: Kitty Blunt e Wilson Lopes (Tozé)

Sinopse: 

Em Kawashi, uma vila pacata, os habitantes sentem a harmonia em que vivem perturbada pelos Vizi, um conhecido grupo de criminosos da cidade. É ao investigar uma movimentação dos criminosos que Tunuka, uma guerreira de Kawashi que vive com os seus irmãos mais novos, desvenda uma conspiração para derrubar o líder ancião e instaurar um sistema tirânico na vila e, num confronto inesperado, é-lhe revelado que há mais detalhes do seu passado que ainda tem que descobrir.

Desenho muito bonito numa história de fantasia heroica e descoberta, onde a heroína vai tecendo o seu percurso para uma revelação final que deixa em aberto uma continuação.

Electus – A Supremacia

Electus - A SupremaciaAutores: Danilson Rodrigues e Nick Agostinho

Sinopse: 

Em Angola, após a independência, um interrogatório numa base militar é interrompido por uma dupla misteriosa. A pedra que eles descobrem pode ser o gatilho para um terrível acontecimento que eles querem a todo o custo evitar. Na floresta onde se abrigam, uma visita inesperada revela novos desafios para os protagonistas.

Um desenho bonito e competente mas com um argumento com muitas lacunas e sem espaço de manobra nas 48 páginas para se dar a conhecer. Personagens com poderes do género dragon ball num mistério que fica para desvendar em próximos capítulos certamente.

A Turma de Cabralinho e as Bruxas de Monte Vermelho

A Turma de Cabralinho e as Bruxas de Monte VermelhoAutores: Domingos Luísa e Coralie Silva

Sinopse: 

É verão na Cidade da Praia, e Cabralinho passa a maior parte das férias com os seus amigos. O pai de Cabralinho adora contar histórias, e aproveita as férias para passar mais tempo com as crianças. É então que decide contar a história das bruxas de Monte Vermelho, mas a imaginação das crianças leva-as a um lugar entre a ficção e a realidade, onde se veem envolvidas numa agitada aventura. Após muitas peripécias, os nossos heróis vão aprender a utilizar melhor o búzio mágico, um artefacto com poderes mágicos que descobriram numa aventura passada. Pode ser que nem todas as bruxas sejam más.

Numa vertente infantil e uma arte mais digital, esta bd traz-nos uma história do género Turma da Mónica com uma ligeira homenagem ao clássico Disney Pinóquio na medida em que crianças são raptadas e transformadas em algo diferente. A turma de pequenos heróis elabora um plano para repor a ordem e justiça.

Panzu – A Máscara dos Deuses

Panzu - A Máscara dos DeusesAutores: Luís Mateus e Simão Kusanica

Sinopse: 

Nos tempos idos dos reinos africanos, Panzu sonha ser um grande guerreiro, tal como fora o seu ascendente, o antigo rei Kuna Nkaji. A princesa Vita, herdeira da atual dinastia, vai até à aldeia de Panzu para aprender mais sobre os espíritos ancestrais com o velho sábio. Durante o ataque de um leopardo feroz, Panzu sente o chamamento da máscara ancestral dos Nkajis, e acaba salvando a aldeia, chamando a atenção da princesa. À medida que eles ficam mais próximos, Panzu descobre mais sobre a sua missão de encarnar o espírito de Kuna Nkaji, o que poderá significar destronar o rei.

Assenta na premissa de um personagem fraco fisicamente que em contacto com um artefacto mágico (uma máscara neste caso) vira um herói poderoso. A máscara traz consigo lendas e mitos antigos assim como uma profecia. Desenho a preto e branco, único nesta primeira remessa de livros.

Projecto BD PALOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights