O Dia Mais Curto

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

TVCine apresenta 3 Histórias da Ucrânia

No dia 27 de novembro, o TVCine Edition apresenta três filmes que nos ajudam a compreender melhor a Ucrânia, as suas histórias e as suas pessoas.



A programação especial arranca com Stop-Zemlia – Se Não Arriscares, Nunca Saberás, um drama vencedor do Urso de Cristal no Festival de Berlim 2021 sobre as vivências de uma adolescente de Kiev, e prossegue com Olga, a história de uma jovem ginasta exilada na Suíça que se confronta com um enorme dilema quando começa a Primavera Ucraniana (Euromaidan, 2013-2014). A noite termina com a estreia em televisão de Donbass, um filme de Sergey Loznitsa sobre o conflito separatista naquela região que lhe valeu o prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes em 2018 (secção Un Certain Regard) e que tem nos dias de hoje uma renovada acutilância.
Tripla Histórias da Ucrânia, a não perder dia 27 de novembro, domingo, a partir das 18h30 só no TVCine Edition.

Stop-Zemlia – Se Não Arriscares, Nunca Saberás| Dia 27 de novembro, sexta-feira, às 18h30, no TVCine Edition

Ultrapassando a confusão emocional de esperar que a sua vida adulta comece enquanto se diverte com os seus amigos, Stop-Zemlia – Se Não Arriscares, Nunca Saberás mostra-nos a autêntica, radical e sensível realidade do que é ser adolescente na Ucrânia. A tímida Masha, estudante do 12.º ano, sente-se como uma outsider se não estiver com as colegas Yana e Senia, que partilham a sua visão não-conformista da vida. Enquanto tenta ultrapassar o último ano do secundário, Masha apaixona-se de uma forma que a obriga a sair da sua zona de conforto.
Primeira obra da realizadora ucraniana Kateryna Gornostai, que com ela venceu o Urso de Cristal no Festival de Cinema de Berlim, esta é uma história pessoal sobre a paciência que a autodescoberta exige, com Maria Fedorchenko, Arsenii Markov, Yana Isaienko, Oleksandr Ivanov e Andrii Abalmazov.

Olga| Dia 27 de novembro, sexta-feira, às 20h30, no TVCine Edition

Uma jovem ginasta ucraniana de 15 anos exilada na Suíça trabalha para atingir os seus objetivos. Quando a revolta Euromaidan eclode na Ucrânia, o coração e a razão de Olga dividem-se entre o amor e a conquista do sonho de uma vida.
Vencedor de uma dezena de prémios em festivais de cinema por todo o mundo, um drama de Elie Grappe com Anastasiia Budiashkina, Sabrina Rubtsova, Caterina Barloggio, Théa Brogli e Jérôme Martin

“Olga”

Donbass| Dia 27 de novembro, sexta-feira, às 22h, no TVCine Edition

No Donbass, a guerra é chamada de paz, a propaganda é erguida como verdade e o ódio finge ser amor. Do aclamado realizador Sergey Loznitsa, Donbass é um retrato de 2018 da região leste da Ucrânia, onde uma guerra híbrida mistura conflito armado, crimes e tumultos perpetrados por grupos separatistas. Embora seja um filme de ficção, é constituído em vários episódios, cada um contando uma história inspirada em acontecimentos reais passados entre 2014 e 2015, nos territórios ocupados. Hoje, com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o filme assume uma enorme atualidade.
Uma comédia absurda que se transforma numa tragédia absurda”, nas palavras de Loznitsa, e em que os protagonistas são cidadãos comuns.
O elenco inclui Valeriu Andriuta, Boris Kamorzin, Thorsten Merten, Irina Zayarmiuk e Grigory Masliuk.

Após a sua estreia, os filmes ficarão disponíveis no serviço de vídeo on-demand TVCine+.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *