Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

TV: Crítica – Ficheiros Secretos (X-Files) Temporada 10

[ad#cabecalho]

x-files ficheiros secretos

A nova temporada de X-Files estreou esta semana. Depois de Chris Carter ter passados vários anos a tentar convencer os executivos da FOX a devolver Ficheiros Secretos aos ecrãs da TV e de mais alguns meses de espera (depois de saber que isso ia ser uma realidade) tivemos finalmente a possibilidade de assistir 2 episódios de uma nova temporada.

XFiles_001-pr-5Pelo meio ainda tivemos um filme (que não voltaremos a mencionar porque …. ahhh….faltam palavras para descrever aquilo) e uma serie de banda Desenhada que curiosamente seria a temporada 10 e que o Central Comics já abordou anteriormente.

Eu apenas vi o primeiro episódio (deixei o segundo para mais tarde) que tem muito daquilo que fez com que esta seja uma série de culto durante anos. Aliás, este episódio conta com Mulder, Scully e Aliens! A tríade presente em toda a mitologia desta serie.

Só não apareceram os “The Lone Gunmen”.[fbshare]

Talvez num próximo episódio Melvin Frohike, John Fitzgerald Byers e Richard Langly nos visitem com mais algumas teorias de invasões extraterrestres.

x-files-101-09Cigarette Smoking Man que pode ser considerado um dos vilões mais misteriosos da série também aparece. Mas só no fim do episódio.

Mulder volta um crente e Scully uma céptica e é interessante notar que ao longo do episódio os papeis revertem-se um pouco. No fim acaba por ser Scully a convencer Mulder que é necessário continuar a procura da verdade.

No inicio é um pouco estranho vê-los no ecrã.

Já há alguns anos que não via estes actores (e também não acompanhei suas carreiras) e eles estão bastante diferentes. David Duchovny está mais gordo e Gillian Anderson mais magra (e ambos bem mais velhos) e a dinâmica entre ambos está claramente menor. São hoje melhores actores mas parece que no ecrã já não “combinam” da mesma forma.

Existe uma tentativa de dar aos fãs aquilo que eles estavam à espera.

Foi usada a “formula” habitual deste série e Chris Carter seguiu um caminho demasiado seguro e habitual. Desta vez Mulder é puxado da reforma por um repórter que alega ter muito conhecimento e que quer expor toda a conspiração. A premissa podia ser um pouco mais criativa.

Ao longo de 45 minutos vamos revendo personagens antigas e visitando temas recorrentes. Algo que não parece ser muito diferente do que já tínhamos visto antes.

x-files season 10Veremos se os próximos episódios a estória evolui de forma mais surpreendente.

Do ponto de vista meramente técnico o episódio deixa muito a desejar.

O episódio tem cenas em 2 momentos temporalmente distintos. Um momento passado há várias décadas quando um OVNI cai e (desta vez) vemos claramente um Alienígena; e outro momento no presente (em que até o Obama aparece). O normal seria que a tonalidade das imagens nestes 2 momentos fossem diferente, até para sinalizar que estamos a assistir a cenas separadas por décadas. Isso não aconteceu e é difícil de perceber o motivo.

Acho que se nota alguma ansiedade dos produtores para que esta nova temporada seja bem sucedida.

Será desta vez que teremos respostas às muitas duvidas que foram sendo levantadas ao longo de 9 temporadas?

Clips do próximo episódio:

Os Ficheiros Secretos passa na Fox Portugal, as terças-feiras, pelas 22h15.

Nelson Vidal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.