BD: Crítica – The X-Files Season 10 #1

XFiles10issue1coverbSerá que finalmente vamos poder ver/ler boas teorias da conspiração? Onze anos e um mês depois do ultimo episódio exibido em 19 de maio de 2002, na cadeia norte América Fox, e quase 5 anos após aquele filme cujo nome não será mencionado (nem lembrado) voltamos a ter uma nova e original historia da nossa dupla preferida de investigadores de acontecimentos paranormais e afins. É uma longa espera para o fãs da serie televisiva!

X-Files, ou Ficheiros Secretos com a TVI lhes chamou, teve 202 episódios ao longo de nove temporadas e, a julgar pela quantidade de artigos e criticas que vi na internet, este é o regresso muito aguardado e desejado por muitos.
Eu próprio não me apercebi das saudades que tinha desta série, até saber que ela teria uma nova temporada na IDW.

XFiles10issue1cover

É curioso porque ao longo deste tempo nunca vi grandes manifestações dos fãs, mas a temática despertou sempre muito interesse e serviu de inspiração a vários autores. Recordo-me de já ter visto alguns episódios de outras séries e filmes e pensar que essa historia já tinha sido contada de forma ligeiramente diferente uns anos antes.
Esta nova revista da IDW vai ter o desafio adicional de ter que lidar com a época em que vivemos. Onze anos depois é possível que a temática de ficção cientifica e investigação de conspirações governamentais e de invasões extra-terrestres já não seja tão actual ou apelativa como foi durante a década de 90.
Por outro lado a IDW é uma editora com provas dadas e que tem alguns títulos bastante interessantes e muito bem conseguidos (por exemplo Teenage Mutant Ninja Turtles).

XFiles_001-pr-3The X-Files Season 10 #1 foi dos primeiros comics que peguei e foi o ultimo que eu li esta semana. Um bocado esquisito? Talvez, mas esta revista era um espécie de último chocolate na caixa. E quem espera 10 anos também pode espera mais alguns dias.
O melhor que posso dizer desta primeira revista é que tem quase todos os elementos que faziam a série televisiva tão aliciante. Logo a partir da primeira página é estabelecido um ambiente muito semelhante aquele que sentíamos todas as semanas na TV.
Uma das características de que me lembro da serie é que o Mulder e a Scully estavam frequentemente em perigo físico, o que criava uma tensão constante e um aumento da expectativa sobre o que iria acontecer. Obviamente que eles não iam morrer, mas conseguia criar no expectador uma sensação de incerteza constante. Este ponto é ainda mais importante porque colocava estes agentes do FBI ainda mais no centros da história – e devemos lembrar-nos que na década de 90 ainda não haviam todos os gadjets que podemos ver em séries mais recentes (havia apenas alguns penteados que não lembrem a qualquer extra-terrestre careca).

XFiles_001-pr-5No essencial, qualquer episódio contava 2 actores (David Duchovny, Gillian Anderson) que estavam quase sempre presentes em ecrã. Tudo acontecia em função deles e por isso mesmo é fácil perceber porque motivo ainda hoje são personagens que não conseguimos esquecer. A série estava suportada na empatia entre o publico e as personagens.
Esta revista partilha dessa essência e por isso voltamos a ver o Mulder e a Scully que conhecíamos. Isso é o ponto mais positivo deste primeiro número de uma arco de revistas intitulado “Believers”.

2013 está a ser um ano interessante para os “cotas”, primeiro temos uma nova série do MacGyver agora temos a ressurreição de Ficheiros Secretos e lá mais para a frente ainda vamos ter Sandman! É a loucura em formato de comic… e a minha carteira não aguenta!

Escrito por: Joe Harris, Chris Carter
Desenhos de: Michael Walsh
Cores de: Jordie Bellaire
Editora: IDW

NOTA: 9 em 10

Nelson Vidal

Central Comics-Con