Projecto inédito une a banda desenhada à porcelana!

A coleção Je Kraak é um projeto inédito que une a Banda Desenhada à porcelana, na qual Penim Loureiro trabalhou durante 2018 e 2019, numa parceria com a Vista Alegre.

A peça final é esta Mare Clausum com argumento e desenho do artista portugues.

 

KRAAK; A PORCELANA CHINESA DAS CARRACAS

Quando criança, Fernão Peres ouvia histórias de como no longínquo oriente se talhava loiça a partir de conchas de porcelanas. Já adulto, estava ele na carraca portuguesa, carregada de peças de porcelana, quando foi assaltada pela armada da companhia da índia holandesa. Em Amesterdão, quando se preparava para exibir a kraakporselein saqueada, o almirante holandês não encontrou senão milhares de conchas e búzios.

Foram os portugueses, no séc. XVI, os primeiros a trazer da China para o Ocidente loiça de porcelana por via marítima. Os Holandeses cobiçavam a porcelana chinesa de exportação, e frequentemente assaltavam as carracas portuguesas que as transportavam, opondo-se ao monopólio português no oceano Índico do Mare Clausum, com o objetivo de estabelecer depois o seu próprio monopólio.

A Vista Alegre comemora esse momento de contacto entre o Ocidente e o Oriente, através da talha Mare Clausum que faz referência às elegantes porcelanas Kraak onde os desenhos em tons de azul profundo expõem uma narrativa gráfica cuja linguagem é universal.

Em estreita colaboração com a Fábrica Vista Alegre, o autor de banda desenhada Penim Loureiro concebeu esta peça. Atribuiu à superfície curva e sem limites da porcelana a função de suporte inédito da BD narrada em espiral, prova que a arte sequencial não se restringe aos limites planos do livro em papel ou digital.

  Entrevista aos autores e personagens de Astérix: A Filha de Vercingétorix!

Estudos preliminares feitos em simultâneo com o argumento a fim de definir personagens, ambientes e esquemas de cor. (Alguns esquissos retratam um episódio previsto no guião inicial mas que acabaria eliminado na versão final).

Será lançada internacionalmente na Amadora BD, a 27 Outubro 2019.

O processo criativo desta peça terá um espaço de exposição própria com os vários estudos, esquiços e originais finais do autor.

A colecção Je Kraak une a Banda Desenhada à porcelana, contando histórias sobre diferentes temas, por ilustradores de BD.

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

1 Response

  1. pco69 diz:

    Falta saber uma das coisas mais importantes…. o preço? E escusam de dizer que a arte não tem preço 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *