Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Oscars: os ignorados da 95ª edição

Os nomeados aos Oscars têm estado em celebração desde que foram conhecidos.
É sabido que as nomeações são limitadas, contudo, a Academia não indicou alguns nomes e títulos que seriam mais que merecidos.
Vamos recordar alguns dos esquecidos para a cerimónia dos Oscars deste ano.

O Lobo Solitário


As curtas-metragens portuguesas O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, e O Lobo Solitário, de Filipe Melo, são as maiores ausências na lista dos nomeados. Enquanto O Homem do Lixo deveria de fazer companhia a Ice Merchants nos nomeados a melhor curta-metragem de animação, O Lobo Solitário deveria integrar os nomeados a melhor curta-metragem.

“O Homem do Lixo” de Laura Gonçalves


O director de fotografia chileno Claudio Miranda tem sido dos nomes mais premiados na presente temporada de prémios devido ao seu trabalho incrível em Top Gun: Maverick. O cinematógrafo premiado com o Oscar pelo seu trabalho em A Vida de Pi, foi desta vez ignorado pela Academia. Seria o nome mais forte a vencer o Oscar para melhor fotografia! Mas quanto ao regresso à escola dos melhores pilotos norte-americanos, a interpretação de Tom Cruise foi ignorada assim como a realização de Joseph Kosinki.

TOP GUN: MAVERICK


A academia também fez vista grossa à interpretação de Viola Davis em A Mulher Rei. Mas, sobre esta produção, os eleitores da Academia também ignoraram a nomeação para melhor filme, realização (Gina Prince-Bythewood) e actriz secundária (Lashana Lynch).

Filmagens de “A Mulher Rei”, com Gina Prince-Bythewood a dirigir Viola Davis


Aliás, de fora das nomeações para melhor realização ficaram as mulheres!
A lista das possíveis nomeadas poderia ainda incluir Sarah Polley por A Voz das Mulheres, Charlotte Wells por Aftersun ou ainda Maria Schrader por Ela Disse. 

Nope


Nope, de Jordan Peele, é outro dos filmes ignorados: falhou a nomeação para melhor filme, realização e argumento original assim como as merecidas indicações para melhor som e efeitos visuais. As interpretações de Steven Yeun, Keke Palmer ou Daniel Kaluuya foram igualmente ignoradas pela Academia.

Os Fabelmans


Paul Dano voltou a falhar a nomeação a melhor actor! O seu desempenho em Os Fabelmans não teve a mesma sorte que os colegas no ecrã: Michelle Williams e Judd Hirsch. E Paul Dano poderia ainda ter feito a dobradinha nas interpretações masculinas, se a Academia tivesse reconhecido o seu desempenho como Ridller em The Batman.



Danielle Deadwyler
foi considerada como uma já nomeada a melhor atriz pela sua interpretação comovente como Mamie Till-Mobley em Justiça para Emmett Till. Mas a Academia surpreendeu e deixou a actriz de fora da lista das nomeadas.

O Menu


O chef Julian Slowik, interpretado por Ralph Fiennes em O Menu, é outro dos grandes ignorados na lista de melhor interpretação masculina!

“X”

Mia Goth foi uma das revelações do ano, não em um, mas em dois filmes! Com os filmes de terror X e Pearl, Mia Goth ofereceu algumas das melhores interpretações no terror, incluindo um monólogo impressionante e algumas expressões faciais verdadeiramente únicas. A Academia não reconheceu o seu trabalho.
X poderia ainda recebido a nomeação para melhor realização e edição.
No género do terror, a Academia deixou ainda de fora o sucesso Barbarian, que poderia ter significado a Zach Gregger a nomeação a melhor argumento original.

Glass Onion: Um Mistério Knives Out


A lista de nomeadas ao Oscar para melhor actriz secundária deixou ainda de fora Janelle Monáe pelo seu desempenho em Glass Onion – Um Mistério Knives Out, assim como Noémie Merlant  e Nina Hoss  pelas impressionantes interpretações em Tár.

James Cameron nas filmagens de “Avatar: O Caminho da Água”


James Cameron já tem um Oscar de melhor realizador, por Titanic; mas este ano poderia ter sido nomeado pelo seu trabalho na realização de Avatar: O Caminho da Água.

“Elvis”


O cineasta Bazz Luhrman tem oferecido obras cinematográficas aclamadas pela crítica e amadas pelo público. Este ano, o seu Elvis ainda não lhe proporcionou a nomeação para melhor realização.

A Rapariga Selvagem


Taylor Swift também foi ignorada. E por duas vezes no mesmo ano! A canção original “Carolina” do filme A Rapariga Selvagem seria previsivelmente nomeada, assim como a curta-metragem All Too Well, que realizou e escreveu. Mas a Academia não foi em cantigas.
Contudo, Taylor Swift não desiste e já prepara uma longa-metragem realizada e escrita por si com produção da Searchlight Pictures.

Guillermo del Toro com Pinóquio 

Pinóquio de Guillermo del Toro foi outro dos ignorados pela Academia. A nomeação a melhor filme de animação foi pouco, para uma obra cinematográfica com tanto valor.
A Academia deixou de fora da lista de nomeados: a canção original “Ciao Papa”, a banda sonora original, desenho de produção e fotografia. E não seria exagero premiar com a nomeação a realização de Guillermo del Toro.


O filme sensação nas salas de cinema de todo o mundo ficou de fora da nomeação para melhor filme do ano! RRR recebeu a nomeação apenas para melhor canção original, com “Naatu Naatu”. Ficaram ainda  esquecidas as nomeações para melhor realização e melhor filme internacional.

Na categoria de melhor filme internacional, a Academia deixou de fora Decisão de Partir, realizado por Park Chan-wook. O filme proposto pela Coreia do Sul foi um dos filmes em língua estrangeira mais aclamados pela crítica de 2022.


A lista de noemados aos Oscars pode ser consultada aqui. Os vencedores da 95ª edição dos Oscars serão conhecidos a 12 de março. 





Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights