Os Passageiros do Vento 9 – O Sangue das Cerejas Livro 2
A segunda parte de “O Sangue das Cerejas”, da série Os Passageiros do Vento, de François Bourgeon, já se encontra disponível em mais um lançamento Ala dos Livros.
Em “O SANGUE DAS CEREJAS – Livro 1”, Zabo e Klervi conhecem-se em Paris na altura em que decorrem os sangrentos acontecimentos da Comuna.
Depois de ter vingado Klervi, ferida à facada pelo seu proxeneta, Zabo decide afastá-la da capital francesa, dirigindo-se ambas para a Bretanha. Durante a viagem de comboio, as duas amigas conversam e Zabo conta a Klervi os horrores que viveu em Paris durante a Semana Sangrenta, a perda da filha, como foi condenada e deportada para a Nova Caledónia, a longa viagem marítima que efectuou na companhia da anarquista Louise Michel e de Henri Rochefort, duas das principais figuras da Comuna de Paris…
Com este álbum, o nono da série, François Bourgeon encerra, com um final surpreendente, a saga de “Os Passageiros do Vento”, com a qual o autor revolucionou o género histórico e transformou a banda desenhada de aventuras num produto cultural adulto e cuidado onde,
pela primeira vez, as personagens femininas desempenham um papel importante.
Ao longo de mais de 40 anos, esta série, uma das mais icónicas da BD europeia actual, marcou várias gerações de leitores, foi traduzida em 20 línguas e vendeu mais de 5 milhões de exemplares.
“Com o ‘O Sangue das Cerejas – Livro 2’, o criador de ‘Os Passageiros do Vento’ conclui de forma emocionante, após quarenta e três anos de viagens, a sua grande saga marítima.”
Le Figaro
François Bourgeon
nasceu em Paris, em 1945. Termina os estudos clássicos, aperfeiçoa o seu desenho em diversos estúdios e mais tarde entra para a escola de Artes e Ofícios que conclui com o título de mestre vidreiro. A sua primeira história de BD, L’ennemi vient de la mer, surge em 1972 na revista semanal Lisette, uma revista destinada a adolescentes, sobretudo femininas, na qual Bourgeon publicaria várias outras BD’s. Esta revista viria a fechar, tendo o autor colaborado com várias outras publicações, nomeadamente com a revista Djin, onde Brunelle et Colin viria a surgir pela primeira vez.
Seria, no entanto, com a publicação da série Os Passageiros do Vento, em 1979, na revista Circus, que François Bourgeon contribuiria decididamente para a transformação da banda desenhada de aventuras num produto cultural adulto e cuidado, onde a personagem feminina adquire um papel preponderante. O primeiro tomo desta série, A Rapariga no Tombadilho, valeu-lhe um Alfred em Angoulême, em 1980.
François Bourgeon regressaria ao universo medieval, que já havia abordado em Brunelle e Colin, em 1984, com a série Os Companheiros do Crepúsculo (composta por 3 tomos e 1 H.S.). Em 1993 inicia O Ciclo de Cyann, uma série futurista desenvolvida em parceria com Claude Lacroix e que conta com 6 tomos e 1 H.S.
Os Passageiros do Vento Tomo 9
O Sangue das Cerejas Livro 2
Argumento e desenho: François Bourgeon
Ala dos Livros
136 páginas. Cor.
Cartonado. 235 x 310 mm
Novembro de 2023. Ala dos Livros
PVP: 28,00 Euros
ISBN: 978-989-9108-29-5
compra com desconto e portes grátis
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.