Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Os Inéditos de maio no TVCine

Em maio, os canais TVCine apresentam os filmes e documentários inéditos nos cinemas portugueses e cuja estreia nacional acontece nos seus canais.
Para este mês, as estreias incluem filmes inéditos com Matt Damon, Mads Mikkelsen, Ken Watanabe ou Kad Merad entre outros.



Iniciado a 8 de abril, o Especial Documentários: Para Além da Música traz as histórias de nomes consagrados, figuras emergentes e novos universos musicais ao TVCine Edition. São documentários para ver e ouvir nas noites de sexta-feira, muitas vezes pela primeira vez em Portugal. Depois de Oscar Peterson: Black + White, Look Away, Fado Camané, Batida de Lisboa em abril, a segunda parte desta celebração atravessa os meses de maio e junho. David Byrne´s American Utopia, Bee Gees: How Can You Mend A Broken Heart, Ronnie Wood: Alguém Lá em Cima Gosta de Mim, The Go-Go’s, Springsteen & I e Moby Doc são os títulos em estreia.



FUKUSHIMA 50
10 maio | terça-feira | 22h00
A 11 de março de 2011, o Japão confrontou-se com o perigo iminente de uma catástrofe nuclear depois de um sismo e de um tsunami de extrema violência levarem à falência da central de Fukushima. Nesse dia, um grupo de trabalhadores permaneceu nas instalações, arriscando as suas vidas para evitar a destruição total. A sua história é agora contada em Fukushima 50, uma grande produção japonesa que, sem ter passado pelos cinemas nacionais, estreia dia 10 de maio, terça-feira, às 22h, em exclusivo no TVCine Edition.



Região Tohoku, no Japão: a uma magnitude de 9.0, o terramoto mais forte da história do país ataca, provocando um enorme tsunami e uma destruição que acabaria por matar milhares de pessoas e deslocar muitas mais. A central nuclear de Fukushima Daiichi, na prefeitura de Fukushima, é impiedosamente engolfada, provocando um apagão na estação. Incapazes de serem arrefecidos, os reatores nucleares transformam-se rapidamente em bombas de hidrogénio à beira da explosão. Se a central nuclear for abandonada, a destruição do Japão está assegurada. Perante uma situação de vida ou morte, os trabalhadores da central conhecida como “Fukushima 50”, incluindo o supervisor de turno Izaki e o gerente da central Yoshida, permanecem no local até ao fim. Enquanto o mundo sustem a respiração, os “Fukushima 50” lutam pela sua cidade natal, pelas suas famílias e pelo futuro do Japão. Realizado por Setsurô Wakamatsu, Fukushima 50 é baseado numa investigação do jornalista Ryusho Kadota, que, com recurso a mais de 90 entrevistas, analisou a resposta ao terramoto e ao tsunami no livro On the Brink: The Inside Story of Fukushima Daiichi.
O elenco é encabeçado por Ken Watanabe, nomeado a um Óscar pelo seu papel no filme O Último Samurai, e inclui Takumi Saitoh, Tomorowo Taguchi, Koichi Sato e Masato Hagiwara. Um Inédito TVCine sobre o mais grave acidente nuclear desde Chernobyl, a não perder em estreia exclusiva no TVCine Edition dia 10 de maio, terça-feira, às 22h.


CONFRONTING A SERIAL KILLER
15 a 19 maio | 22h00
Entre 1970 e 2005, 93 mulheres morreram às mãos de Sam Little, como confessou o próprio a Jillian Lauren, a investigadora por detrás de Confronting A Serial Killer. Mas como foi possível que o assassino em série mais prolífico da história americana tenha sido condenado por apenas três destes homicídios, e só a partir de 2014? Como pode o sistema judicial americano ter falhado a tantas mulheres? São estas as questões centrais de Confronting A Serial Killer, uma série documental com realização de Joe Berlinger, uma das mais respeitadas figuras no campo do true crime, que agora chega a Portugal. A estreia acontece dia 15 de maio, domingo, às 22h, em exclusivo no TVCine Edition.
Os documentários sobre serial killers focam-se habitualmente no assassino, na sua vida e nas suas motivações para matar uma e outra vez. Embora esse retrato seja traçado, e ilustrado por entrevistas com Sam Little, Confronting A Serial Killer assume um rumo diferente. A história é contada por sobreviventes e por Jillian Lauren, uma aclamada escritora e jornalista com o seu próprio passado de abuso sexual e físico que em 2018 conseguiu persuadir Little a revelar-lhe, a partir da prisão, os homicídios nunca antes por ele confessados. Embora Little estivesse condenado por três destas mortes, que sempre negou veementemente, só quando Lauren o levou à confissão é que foi possível às autoridades judiciais começar a compreender o alcance das suas ações. Estas conversas, que a série documental acompanha, levaram à resolução de numerosos casos de pessoas desaparecidas e de homicídios não resolvidos – 60 até à data, com muitos ainda por investigar. “Para mim, toda a motivação para esta série foi poder fazê-la através do ponto de vista da Jillian e torná-lo muito centrada na vítima“, explicou o realizador Joe Berlinger. “É um testemunho que revela décadas de inação de um sistema judicial que não valoriza um certo tipo de vítima“.
Eram mulheres marginalizadas pela sociedade, a que a lei não seguia o rasto: trabalhadoras do sexo, toxicodependentes, pessoas com problemas de saúde mental. E maioritariamente negras.
Confronting A Serial Killer problematiza os preconceitos raciais, de classe e de género que corroem a justiça americana, ao mesmo tempo que enfrenta assassino e agressores indiretos. Um relato enfurecedor e impactante, contado em 5 episódios entre 15 e 19 de maio, às 22h, só no TVCine Edition.


CAVALEIROS DA JUSTIÇA
27 maio | sexta-feira | 21h45
Markus, um militar destacado, tem de voltar para casa para cuidar da sua filha adolescente, Mathilde, quando a sua mulher morre num trágico acidente de comboio. Parece ter sido um puro golpe de destino, mas novas revelações apontam para um assassinato cuidadosamente orquestrado…
Inconformado e de luto, parte em busca dos responsáveis com um grupo inesperado de ajudantes. Protagonizado por Mads Mikkelsen, Cavaleiros da Justiça é um multipremiado filme dinamarquês entre o thriller de ação e a comédia negra, e estreia pela primeira vez em Portugal dia 27 de maio, sexta-feira, às 21h45, em exclusivo no TVCine Action.

Até onde estamos dispostos a ir por justiça? Depois de um horrível acidente de comboio vitimar a mulher, um soldado regressa do Afeganistão para tomar conta da filha. Mas um encontro inesperado com um cientista de dados – um dos poucos sobreviventes do acidente – revela que há mais nesta tragédia do que se poderia à partida imaginar. De facto, existem provas substanciais que sugerem que o acidente de comboio foi na realidade uma conspiração para matar uma testemunha-chave no julgamento do líder de um bando de motociclistas criminosos, os Riders of Justice. Com a polícia pouco disposta a investigar, Markus decide procurar a verdade com a ajuda de novos cúmplices. Mas terá sido mesmo assim? E poderão eles encontrar sentido na morte?
Filme de abertura do Festival Internacional de Cinema de Roterdão em 2021, Cavaleiros da Justiça marca a quinta colaboração entre Mads Mikkelsen e o aclamado argumentista e realizador Anders Thomas Jensen. Nikolaj Lie Kaas, Andrea Heick Gadeberg, Lars Brygmann e Nicolas Bro completam o elenco.
Um surpreendente ensaio sobre dor, culpa, vingança, acaso e coincidência onde, como na vida, a violência coabita com a comédia e o absurdo, a não perder dia 27 de maio, sexta-feira, às 21h45, em estreia exclusiva no TVCine Action.


STILLWATER
28 maio | sábado | 21h30
Um pai viaja de Oklahoma até França para ajudar a sua filha, que está na prisão por um crime que ela diz não ter cometido. A braços com barreiras linguísticas, diferenças culturais e um sistema jurídico de enorme complexidade, a exoneração converte-se na sua missão pessoal. Matt Damon surge num dos melhores papéis da sua carreira no mais recente filme de Tom McCarthy, o realizador de O Caso Spotlight (Óscares de Melhor Filme e Melhor Argumento Original em 2016). Sem ter passado pelas salas de cinema nacionais, Stillwater estreia dia 28 de maio, sábado, às 21h30, em exclusivo no TVCine Top.


Derrotado pelo desemprego e pelos fantasmas do passado, Bill Baker, um ex-trabalhador da indústria petrolífera de Stillwater, Oklahoma, está a passar por um momento difícil. No entanto, convencido da inocência da sua filha, que já cumpriu cinco longos anos de uma pena de prisão de nove anos pelo assassinato da sua namorada, o viúvo Bill viaja para a cidade portuária de Marselha, França, para visitar Allison. Embora confrontado com uma barreira linguística intransponível, diferenças interculturais e uma complexidade jurídica enlouquecedora, Baker decide tomar as rédeas da exoneração da sua única filha depois de não conseguir reabrir o processo de Allison. Mas as segundas oportunidades são difíceis. Poderá este pai forjar novos laços com a sua filha há muito afastada e, pelo caminho, deixar a verdade brilhar?

As dificuldades multiplicam-se até conhecer a atriz francesa Virginie, mãe de Maya, de oito anos de idade. Juntos, estes aliados improváveis embarcam numa viagem de descoberta, verdade, amor e libertação. Inspirado no famoso caso de Amanda Knox, a estudante americana que esteve presa em Itália durante quatro anos por um alegado homicídio em 2007, Stillwater teve a sua estreia mundial no Festival de Cannes de 2021, onde recolheu o aplauso da crítica. Camille Cottin, Abigail Breslin, Deanna Dunagan e Anne Le Ny juntam-se a Matt Damon neste intrigante thriller com argumento de Tom McCarthy, Marcus Hinchey, Thomas Bidegain e Noé Débré, a não perder em estreia no TVCine Top na noite de 28 de maio.


UM TRIUNFO
29 maio | domingo | 22h00
Estreado no Festival de Cannes de 2020, Um Triunfo conta a história de um ator em dificuldades que aceita em dirigir um atelier de teatro na prisão para conseguir pagar as contas. Surpreendido com o talento dos reclusos, propõe-se encenar com eles a famosa peça À Espera de Godot, de Samuel Beckett. Inspirado numa história real.
Realizado por Emmanuel Courcol, Um Triunfo é uma comédia de 2020, com Kad Merad, David Ayala, Lamine Cissokho, Sofian Khammes, Pierre Lottin


BEE GEES: HOW CAN YOU MEND A BROKEN HEART
Estreia dia 13 de maio, sexta-feira, às 22h, em exclusivo no TVCine Edition
Realizado por Frank Marshall (O Curioso Caso de Benjamin Button, Seabiscuit), Bee Gees: How Can You Mend A Broken Heart conta a história do icónico trio dos irmãos Gibb, acompanhando os triunfos e dificuldades de uma longa carreira durante a qual escreveram mais de 1000 canções e alcançaram 20 êxitos n.º 1. Vencedor de um Emmy, o documentário combina novas entrevistas com Barry Gibb, entrevistas de arquivo com os falecidos irmãos gémeos Robin e Maurice e imagens nunca antes vistas de sessões de gravação, concertos, aparições na televisão e vídeos pessoais. Há ainda entrevistas com músicos como Eric Clapton, Noel Gallagher, Nick Jonas, Chris Martin, Justin Timberlake e o produtor musical Mark Ronson. Estreia em Portugal.


RONNIE WOOD: ALGUÉM LÁ EM CIMA GOSTA DE MIM
Estreia dia 20 de maio, sexta-feira, às 22h, em exclusivo no TVCine Edition
Ronnie Wood, o lendário guitarrista dos Rolling Stones, é uma verdadeira estrela de rock. Pagou as suas dívidas, tocou muito, viveu depressa (em todos os sentidos) e de alguma forma sobreviveu para contar a história. E conta-a neste revelador documentário de Mike Figgis, que retrata a carreira sensacional e atribulada de Wood. Desde a sua infância e entrada na cena musical dos anos 60, até ao seu tempo com o Grupo Jeff Beck, alcançando fama com The Faces ao lado do companheiro de banda Rod Stewart e finalmente tornando-se um membro indispensável e permanente dos Rolling Stones, Ronnie Wood: Alguém Lá em Cima Gosta de Mim capta tudo isto. Apresentando imagens de arquivo fantásticas, juntamente com entrevistas francas com um Wood muito carismático e os seus muitos amigos lendários, esta é a guloseima perfeita para os fãs de rock ‘n’ roll.
Realizado por Mike Figgis.


THE GO-GO´S
Estreia dia 27 de maio, sexta-feira, às 22h, em exclusivo no TVCine Edition
Na qualidade de primeira banda multi-platinada exclusivamente feminina a tocar os seus próprios instrumentos, a escrever as suas próprias canções e a conquistar os topos das tabelas, as The Go-Go’s são a banda de rock feminina de maior sucesso de todos os tempos. Apoiado em testemunhos francos do passado e do presente das The Go-Go’s, este documentário de Alison Ellwood narra a ascensão meteórica à fama de uma banda nascida da cena punk de Los Angeles, e que não só capturou como criou todo um zeitgeist.
Realizado por Alison Ellwood.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.