Lançamento: O Malhadinhas
A conhecida do romancista Aquilino Ribeiro, “O Malhadinhas” foi adaptada numa versão em banda desenhada por Santos Costa.
A BD basea-se num monólogo do Malhadinhas, um almocreve, que não se controla em fazer justiça pelas próprias mãos «ao longo das Terras do Demo».
Em forma de monólogo, a obra conta-nos a história de um almocreve, o Malhadinhas, um serrano rústico, grosseiro e matreiro, que não tem quaisquer problemas em usar a «faquinha» que traz à cintura para corrigir o que entende por injusto. Defendendo-se à navalhada e golpes de pau (e por vezes a tiro) dos inimigos com que se vai deparando ao longo dos caminhos e da vida.
Inicialmente incluído em Estrada de Santiago (1922), O Malhadinhas acabaria por se tornar numa das mais conhecidas obras de Aquilino Ribeiro quando foi publicado em volume autónomo em 1958.
Esta “novela gráfica” agora levada a cabo pelo artista Santos Costa reproduz a narrativa original de Aquilino em banda desenhada e na íntegra pela primeira vez»,
Filipa Mendes, presidente da direção do Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (GICAV).
A obra foi editada pelo GICAV, Câmara Municipal de Viseu e Viseu Marca, que em conjunto também organizaram a exposição referente ao Malhadinas, com o ponto alto a 22 de Agosto, às 17h, no Mercado 2 de Maio, em Viseu, com o lançamento oficial deste álbum.
Dário é um fã de cultura pop em geral mas de banda desenhada e cinema em particular. Orgulha-se de não se ter rendido (ainda) às redes sociais.
Bom dia,
Como posso adquirir esta BD? Grato pela vossa atenção.