Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Lançamento: O Malhadinhas

A conhecida do romancista Aquilino Ribeiro, “O Malhadinhas” foi adaptada numa versão em banda desenhada por Santos Costa.

A BD basea-se num monólogo do Malhadinhas, um almocreve, que não se controla em fazer justiça pelas próprias mãos «ao longo das Terras do Demo».

malhadinhas

Em forma de monólogo, a obra conta-nos a história de um almocreve, o Malhadinhas, um serrano rústico, grosseiro e matreiro, que não tem quaisquer problemas em usar a «faquinha» que traz à cintura para corrigir o que entende por injusto. Defendendo-se à navalhada e golpes de pau (e por vezes a tiro) dos inimigos com que se vai deparando ao longo dos caminhos e da vida.

Inicialmente incluído em Estrada de Santiago (1922), O Malhadinhas acabaria por se tornar numa das mais conhecidas obras de Aquilino Ribeiro quando foi publicado em volume autónomo em 1958.

Esta “novela gráfica” agora levada a cabo pelo artista Santos Costa reproduz a narrativa original de Aquilino em banda desenhada e na íntegra pela primeira vez»,

Filipa Mendes, presidente da direção do Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (GICAV).

A obra foi editada pelo GICAV, Câmara Municipal de Viseu e Viseu Marca, que em conjunto também organizaram a exposição referente ao Malhadinas, com o ponto alto a 22 de Agosto, às 17h, no Mercado 2 de Maio, em Viseu, com o lançamento oficial deste álbum.

malhadinhas

 

One thought on “Lançamento: O Malhadinhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *