Jogos: Under Night In-Birth EXE: Late[cl-r] – Análise

Under Night In-Birth trata-se uma série de videojogos que remota de 2012. No entanto, ao longo dos anos foram lançadas novas versões, que podem ser consideradas atualizações para o jogo. E, a nova iteração, denominada de Under Night In-Birth EXE: Late[cl-r] já está disponível. É esta uma boa atualização?

Para começar, é necessário termos em conta que Under Night tem duas vertentes de jogo diferente: essencialmente e principalmente, é um jogo de luta que até já aparece nos grandes torneios como o EVO (o ano passado, encontrava-se no palco principal do torneio) mas, ao mesmo tempo trata-se também de um visual novel mas, esta parte irei falar mais à frente.

Na parte de luta, temos três modos que são essenciais: o modo árcade que acaba por funcionar como um modo história, onde podemos escolher uma das personagens e enfrentar dez das outras personagens disponíveis no jogo. Enquanto parece um modo sólido, a realidade é que para completar com uma personagem, este modo dura apenas meia hora, mas, tem um valor de retorno ao modo já que, todos as personagens têm a sua própria história. Caso não queiram jogar o modo “história”, poderão jogar o modo livre, que também funciona como multijogador local, onde podem convidar um amigo e jogar com ele num café ou em casa. E, é aqui que o jogo ganha bastante, já que com a possibilidade da criação de pequenos torneios entre amigos, aumenta a longevidade do jogo.

No entanto, é também no multijogador que se encontra um dos pontos fracos deste jogo, nomeadamente o online. É um muito giro jogar online, mas, quando 90% das vezes o jogo falha a oferecer esta possibilidade é completamente natural o jogador desistir. Isto, ou o pequeno facto de que quando conseguimos entrar numa partida, ser uma partida que provavelmente vai ser muito, mas muito lenta por culpa da lag.

Porém, tenho que confessar que aquilo que mais me espantou neste jogo foi o sistema de combinações de ataques. Tão simples e, ao mesmo tempo, tão complicado. Existem três tipos de ataque: leves, médios e fortes que têm um botão dedicado para cada ataque. E, claro podem fazer combinações de ataques leves que levem a ataques médios e de ataques médios que levem a ataques fortes mas, o facto de poder combinar os ataques como quisermos é completamente inovador. Imaginem o que é utilizador um ataque leve-forte-médio ou vice-versa, ou até mesmo um leve-leve-médio. São imensas as combinações possíveis. Além do facto que existem os “Passing Links”, que funcionam com o enchimento de uma barra e da utilização repetitiva de ataques leves, que formam no final um ataque devastador.

  Project CARS 3 tem data anunciada!

Falando agora do modo de visual novel, é apenas um pequeno modo que explica a história que acontece antes do jogo. São várias histórias e, se excluirmos os combates, conseguimos aguentar cerca de duas horas a ver estas pequenas cenas. Especialmente se quisermos ler tudo com cuidado.

Resta concluir que, Under Night In-Birth EXE: Late[cl-r] é uma bela experiência no universo de videojogos de luta e que espanta qualquer um com as suas combinações. A French Bread está de parabéns!

Nota Final: 8/10

Under Night In-Birth EXE: Late[cl-r] está disponível para  PC, PlayStation 4 e Nintendo Switch (versão testada)

A redação agradece à PQube pelo código do jogo

António Moura

Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!