Jogos: Super Mega Baseball 3 – Análise

Baseball, em território português é um desporto que pouco ou nada é falado. Falo por mim que, nunca tive grande interesse em entender as regras do desporto. No entanto, este Super Mega Baseball 3 chamou-me imenso à atenção. Mas porque é que um desporto com pouca interesse do público português chama tanto a atenção?

Super Mega Baseball 3

Primeiramente, em termos gráficos é um jogo diferente. Logo daí denota-se que a simulação não está em primeiro lugar, mas sim, um modo de jogo completamente arcade. Todos os nossos jogadores têm um aspeto de cartoon e convém até dizer que as suas expressões e reações ao longo do jogo dizem muito. Só o facto de por vezes partirem o taco quando são colocados fora de jogada devido a um strike ou a outra situação que faz com que o jogador saia do campo diz muito. No entanto, este pormenor torna o jogo ainda mais divertido. É surpreendente a quantidade de expressões faciais que os nossos jogadores e os adversários podem fazer ao longo do jogo e, normalmente, nunca são iguais.

Super Mega Baseball 3

Em termos de jogabilidade, a verdade é que este é o jogo perfeito para aqueles que querem aprender um pouco sobre o jogo e não sabem por onde começar. Sim, é óbvio que a maioria das regras são simplificadas, mas é perfeitamente compreensível o que está a acontecer em campo. A diferença entre um strike e uma ball, por exemplo é bastante fácil de entender. Neste caso uma ball é quando a bola vai para um local que seria impossível o batedor chegar ou proibitivo, mas, como o jogo é totalmente simplificado pode até ser uma forma interessante de se entender o que está a acontecer. No entanto, existiu algo que me incomodou ao longo das partidas. Além de serem bastante longas (uma partida de 9 rondas dura mais ou menos cerca de 30 minutos), a forma de controlo da bola enquanto pitchers, ou lançadores como queiram chamar, é um pouco especifica para a vertente árcade que o jogo toma. Por isso, podia acontecer por vezes lançar uma bola com o intuito de conseguir um strike e sair completamente furada essa tentativa. Além disso, o minijogo de estratégia para quando temos que correr para cada base pode tornar-se repetitivo a certa altura, mesmo sendo uma surpresa se vamos acertar na bola como queremos ou não para podermos ir em direção à base.

  Fast & Furious Crossroads: Jogabilidade e data de lançamento revelados!

Porém, a variedade de modos de jogo é fantástica. É modo exibição, é modo época (tenho que confessar que foi o modo que mais joguei. Fiquei completamente apaixonado pelo simples facto de poder fazer uma época completa com uma equipa fictícia enquanto aprendo mais sobre o jogo) e o modo franchise. O modo franchise serve especialmente para que o jogador que controla uma equipa aprender como funciona o desenvolvimento de um jogador, os jogadores livres e como funcionam as épocas. Mesmo que depois de vários tutoriais parecer que é complexo, a realidade é que é bastante fácil de aprender a controlar tudo o que se passa a nossa volta. Existem vários modelos de jogo como jogar um jogo normal ou um jogo desenhado por nós, mas, no fundo são estes os grandes modos que vão entreter o jogador.

Super Mega Baseball 3

Resta concluir que, Super Mega Baseball 3 foi uma grande surpresa. É uma franquia já bastante desenvolvida, mas que, com esta nova edição ficou ainda melhor. É um jogo que qualquer fã do desporto pode pegar e jogar, pelo facto dos controlos serem simples, ou, que um potencial fã pode jogar se quiser ter uma visão mais divertida e simplificada deste desporto que continua a ganhar destaque por este mundo fora.

Nota Final: 8/10

Super Mega Baseball 3 está disponível para PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch (versão testada)

Agradecimentos à VIM Global pela cedência do código para análise

Songs for a Hero: A Lenda do Herói (Gameplay)

António Moura

Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *