Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Nexomon Extinction – Análise

Nexomon Extinction

No Central Comics já tivemos a oportunidade de jogar Nexomon: Extinction, o jogo de monstros colecionáveis que promete fazer furor. O que será que achamos do jogo?

Para começar esta análise, vou aproveitar as palavras de um retalhista francês que promoveu este jogo da seguinte forma: “Já conhecias Pokémon e Digimon. Agora vais conhecer os Nexomon.” (numa tradução muito, mas muito livre). Confesso que não conhecia, mesmo tendo pouco tempo descoberto que se tratava de uma sequela de um jogo mobile. No entanto, o que me mais encorajou a jogar este jogo foi o facto de existirem várias comparações feitas com Pokémon.

E essas comparações por um lado são merecidas e, por outro não. Nexomon é um RPG em que grande parte do tempo combatemos e capturamos monstros, como em Pokémon. Mas por outro lado, tem toda uma essência que acaba por o tornar um jogo diferente. A história tem algo que a transforma por completo e bem, tem de tudo se formos a ver. Aventura, intrigas e até algumas mudanças durante a história que são capazes de deixar qualquer jogar de boca aberta. Infelizmente, como isso é um ponto crucial da história, não posso falar muito sobre o assunto, mas, quando jogarem rapidamente vão notar aquilo que digo.

Nexomon Extinction

Porém, posso falar das personagens que são um dos pontos altos deste jogo. O facto de as personagens, na sua grande maioria serem o mais sarcásticas possível e, durante a história do jogo, quebrarem a quarta barreira repetidamente, é algo que é simplesmente delicioso. Penso que não nos iriamos divertir tanto a jogar Nexomon, se não existisse esse pequeno pormenor. Devo também falar de outra mecânica, que se formos a comparar com Pokémon é completamente diferente e, ao mesmo tempo, um dos pontos mais positivos que existem neste jogo: como se captura os monstrinhos. Para capturar um dos mais de 300 Nexomon existentes, temos que atirar uma espécie de pirâmide contra eles e depois jogar um mini-jogo em que temos de carregar na sequência de botões o mais rápido possível. Isto leva a que se torne uma característica mais presente no jogo e, ao mesmo tempo um dos grandes prós perante as outras séries em que apanhamos e treinamos monstros.

Por outro lado, também convém falar das coisas más.  A realidade é que a maioria de tempo de jogo vamos passá-lo a grindar, ou seja, a fazer com que os nossos companheiros fiquem mais fortes. Isto porque o jogo não vos vai perdoar. Vai atacar-vos de forma dura e implacável levando a que consigam ficar bastante frustrados perante o mesmo. No fundo, perdemos a infantilidade de Pokémon e acabamos por agarrar algo mais cru.

Nexomon Extinction

Resta concluir que, Nexomon Extinction é um belo RPG de captura de monstros. Apresenta um grafismo nostálgico lembrando a era de jogos do GameBoy Advance e da Nintendo DS e com o nível certo de dificuldade. Além disso, as personagens carismáticas são o que mais vale a pena na história e são uma boa adição a uma história divertida e cheia de mistérios.

Nota Final: 8/10

Nexomon Extinction está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch

Desenvolvedor: VEWO Interactive Inc.

Publicador: PQube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights