Jogos: Análise – Pixel Game Maker MV

O Pixel Game Maker MV, ao contrário dos jogos aqui apresentados, trata-se na realidade de um engine para criação de jogos. Neste caso, os jogos que podem ser criados através desta engine desenvolvida pela Playism e pela Kadokawa Corporation, são jogos 2D em que pode-se criar jogos de plataforma, como um clone de Super Mario Bros ou, o próximo grande jogo isométrico.

Primeiramente, é necessário ter em conta que esta ferramenta, tal como o seu “irmão” RPG Maker, é destinada àqueles que querem aprender a desenvolver videojogos sem o conhecimento e o auxílio de programação. Isso mesmo, neste engine não é necessário saber programar para conseguir desenvolver o primeiro videojogo do utilizador. Para tal, apenas é necessário criar tiles ou seja, os blocos que servirão de “mapa” para o jogo; animações para a personagem principal como andar, saltar e atacar e também objetos para servirem como obstáculos, por exemplo. Além disso, o Pixel Game Maker MV tem um sistema de física criado in-house para o engine.

Para cada objeto, é possível criar uma espécie de “arvore” de movimento, onde os aspirantes a desenvolvedores de jogos podem dizer o que a personagem fará e quais as prioridades. Imaginemos, um inimigo que andará apenas para trás e para a frente no mapa até ser morto pela personagem.

Também para uma melhor compreensão da ferramenta, são disponibilizados para o utilizador alguns samples com vários jogos pré-feitos onde poderão entender como funcionam as mecânicas da ferramenta e que, irão levar a uma maior compreensão e facilidade de criação dos jogos. Além disso, o utilizador pode adicionar multiplayer local ao jogo de forma a que várias pessoas possam jogá-lo ao mesmo tempo e, tanto o podem fazer com rato/teclado, como com um comando.

  BD: Crítica - Ms. Marvel Vol. 3 - Apanhada

 

A ferramenta também oferece um manual de instruções que serve como um tutorial mais alargado ainda comparativamente àquele que nos é oferecido na primeira vez que abrimos a aplicação e que começamos a usar as opções.

Por fim, podemos compilar o jogo criado por nós, com as ferramentas oferecidas e tentar arranjar alguém que o publique ou apenas jogar com os nossos amigos e mostrar-lhes as nossas criações.

Resta concluir que, Pixel Game Maker MV é uma ferramenta tanto para iniciantes na arte da criação de videojogos, como para utilizadores mais experientes para quem o céu é o limite e, a evolução a seguir à serie RPG Maker é visível a olho vivo.

Pixel Game Maker MV está disponível na Steam pelo preço de 71,99€

António Moura

Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *