Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

IndieJúnior: Cinema de Colo, cine-concerto e cinema norueguês

O 7.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto acontece entre 23 e 29 de Janeiro de 2023, destancando-se cinema e oficinas para bébes, um cine-concerto dos The Banksy’s, foco no cinema norueguês, e o Mar é o tema central do festival (recorde aqui o programa).

O mais acolhedor espaço do festival, o Cinema de Colo regressa ao festival, desta feita com sede no Novo Ático, no Coliseu Porto Ageas. Com uma cenografia especialmente pensada para crianças com idades entre os 3 e os 30 meses, a experiência permite uma primeira exploração do grande ecrã, através de pequenos filmes cheios de cor e sons estimulantes, com projecções surpreendentes, num espaço que permite que a criança possa reagir e mover-se em segurança.

Barrigossauros


O espaço, parecido com uma tenda junto da água e do bosque, foi desenhado com contributo dos alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. A par das sessões de projeção, o Cinema de Colo integra, pela primeira vez, uma oficina, onde elementos como água, cor e som serão usados, de forma criativa, para estimular os sentidos dos mais pequenos. As sessões do Cinema de Colo acontecem em vários horários no fim-de-semana de 28 e 29 de janeiro e a oficina Entre Poças e Borrifos decorrerá no dia 28, contando com duas sessões (14h00 e 15h00). 

“Ice Merchant”

Compostos por Ilda Teresa de Castro e Vítor Rua, os The Banksy’s situam-se no universo da música que não se deixa limitar por definições de género e estilo. Antes, propõe uma viagem sonoro-imagética que se desenvolve através da linguagem única que criaram com base nas suas experiências enquanto indivíduos e artistas. Som, ecologia e música cruzam-se no palco do Batalha, num espectáculo que promete surpreender pequenos e graúdos. Uma atmosfera de música e vídeo, onde o mar e o antigo Porto ondulam juntos num ritmo fabuloso.

“O Naufrágio do Veronese”

Os filmes, escolhidos em parceria com o projeto FILMar, retratam um Porto de outros tempos, cheio de vivências ao largo do rio e do mar. Um mergulho no passado com a frescura do presente. O filme-concerto acontecerá no dia 29 de janeiro, pelas 16h15, no Batalha Centro de Cinema. 

“O Homem do Lixo” de Laura Gonçalves


Num exercício que alarga fronteiras na compreensão e conhecimento do cinema mundial, o IndieJúnior Porto 2023 organizará um foco dedicado ao cinema norueguês. Com sede na Casa das Artes, este programa incluirá a exibição da longa-metragem O Verão em que Descobrimos os Nossos Superpoderes, um poderoso filme familiar que acompanha duas irmãs em busca do pai perdido nas montanhas, assim como uma seleção de curtas de animação para a infância, que dão a conhecer o trabalho dos realizadores da actualidade.

A antecipar o festival terá lugar, já no próximo dia 14 de janeiro, uma sessão de warm-up IndieJúnior, na Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto. A sessão é de acesso livre e arranca pelas 16h00. 

Ma Grand Mere Repassait les Chemises du Roi


O 7.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto acontece entre 23 e 29 de Janeiro de 2023 numa edição que fica marcada pela mudança do evento para o recém aberto Batalha Centro de Cinema. Tendo como tema central o Mar, o festival volta a propor uma vasta programação de cinema, oficinas e outras atividades destinadas a crianças, jovens e famílias. 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *