Ice Merchants: salta (também) para casa
Ice Merchants, o primeiro filme português nomeado para os Óscares, na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, poderá também ser visto em casa ainda antes da cerimónia de entrega dos prémios mais cobiçados do cinema.
Actualmente em exibição em 24 cinemas, o curto filme de animação já levou às salas portugueses mais de 7 500 espectadores. Segundo a Agência das Curtas, que representa o filme nos festivais de cinema e outras sessões especiais, Ice Merchants soma 14 885 espectadores em 220 exibições. O filme soma 151 seleccões para festivais e totaliza 54 prémios.
O filme realizado por João Gonzalez chega a todas as operadores nacionais de Video on Demand no domingo, 12 de março, ou seja estará disponível no videoclube de todos os operadores nacionais (MEO, NOS, Vodafone, NOWO). Ice Merchants estará ainda disponível nas plataformas Filmin e Rakuten TV, e no site da Cinemundo.
Ice Merchants conta a história de um homem e do seu filho, que diariamente saltam de pára-quedas da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício. O objectivo diário é que se desloquem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.
João Gonzalez (1996) é um realizador, animador, ilustrador e músico português com formação clássica em piano. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez mestrado na Royal College Art (UK), depois de terminar a licenciatura na ESMAD (PT). Nessas instituições realizou os multi-premiados filmes Nestor e The Voyager. Em 2022 tornou-se o primeiro realizador português de animação a ser premiado no Festival de Cannes, vencendo o prémio do Júri para melhor curta metragem na Semana da Crítica com o filme Ice Merchants, que viria a ser o primeiro filme português nomeado a um Oscar.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.