Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

GPAG Editora, uma nova aposta lusófona de banda desenhada

GPAG Editora é um novo projeto para 2024, para incentivar o interesse pela leitura em Angola mas também virada para toda a lusofonia.

Gilson Gomes é um angolano residente em Portugal que está a desenvolver uma plataforma digital de banda desenhada cujo arranque deverá acontecer durante o mês de Fevereiro em 2024.

“É importante salientar que pretendemos nos firmar também no mercado português e brasileiro com edições semanais que caibam no bolso de todos.”, escreveu Gilson Gomes. O criador refere também que “Angola, depois da guerra civil perdeu praticamente o interesse pela leitura e é necessário projetos do género para ajudar no desenvolvimento sociocultural do país.”

O projeto serve ainda para massificar o costume pela cultura e a investigação sociocultural, intensificar este mercado com edições imprensas, fazendo pareceria com quem já tem um mercado aceitável na área (Portugal e Brasil) criando oportunidades de comercialização entre estes no referido mercado.

Estes são os seus primeiros lançamentos:

Sina Bandida

Sina Bandida

Sinopse:

Nesta história, vamos acompanhar a trajetória de Naré; uma jovem que vive a vida como ninguém. Desde muito cedo ela deixou de estudar por opção, desde então vive a vida em festas do bairro, festa da cueca azul, ela está lá, festa do branco, festa da garrafinha, festa do paiol em chamas, enfim tudo. Por ser muito bonita está sempre a sair com senhores mais velhos que lhe financiam e lhe dão tudo o que ela quer, inclusive os maridos das suas vizinhas com quem ela se deita por puro prazer. Acontece que seu pai Jayme, cansado com o comportamento da filha, resolve lhe colocar na linha a força, indo buscá-la inúmeras vezes nestas festas a base de pancada. Ela começa a se sentir acuada.

Em uma actitude quase sem pensar ela procura um Kimbandeiro para matar o seu pai

O objectivo desta história é mostrar as pessoas que o caminho mais fácil para se obter as coisas que queremos não é o mais correto. Actualmente em Angola não muitos os jovens que recorrerem a forças ocultas para obterem riquezas e muto muito mais, há casos de pessoas que venderam familiares ao mundo das trevas para ficarem ricos, terem fama ou terem aquele emprego dos seus sonhos. Quantas vezes já ouvimos histórias de pessoas que morreram do nada, de pais que abandonaram suas famílias sem nenhum motivo aparente? São inúmeras as histórias que ouvimos acontecer em Angola.

Valor por edição Angola: 300,00 AKZ
Valor por edição Portugal: 02,99 EUROS
Valor por edição Brasil: 06,50 REAIS

O Pior Mal do Mundo

O Pior Mal do Mundo

(Criada e escrita por Gicelmo Gomes, a série em Banda-desenhada é composta por oito (8) capítulos. E foi escrita no intuito de chamar a tenção a pais e filhos da importância do diálogo aberto no ceio familiar. Gicelmo foi inspirado e escrever esta história no ano de 2009 em uma época em que surgiram vários casos de suicídios de jovens e adolescentes em Luanda, capital de Angola. A obra passou por várias revisões e opiniões e com o passar do tempo ela se faz cada vez mais actual reforçando a mensagem do diálogo familiar)

Sinopse:

A nossa história narra a vida de “Carlos Marcelo” um menino de 15 anos que apesar de todo conforto que seus pais lhe proporcionam, este ainda assim, sentia-se muito só, triste e cabisbaixo, seus pais exigem muito dele e não lhe dão a oportunidade de se mostrar ou falar do que ele realmente gosta ou quer, criando assim frustração e muitos conflitos internos neste.

Realidade, esta que muitas crianças de Angola e do mundo vivem nos dias de hoje, devido as múltiplas tarefas dos pais, acabam por crescer frustradas, e desorientadas. E esta actitude que vemos dentro das nossas famílias poderá estar na base de uma (actual) sociedade doentia. (uma história dramática que te vai ensinar a valorizar o diálogo no ceio da sua família)

Valor por edição: 00,00 (grátis)

Geração do Mundinho 

Geração do Mundinho 

Sinopse:

Celeste é uma jovem de 17 anos que vê seu mundo cair quando é abandonada, primeiro pela mãe que vai fora do país a procura de novas condições de vida, e depois pela tia a quem sua mãe lhe tinha deixado os cuidados de seus dois filhos. Acontece que a mesma vivendo em uma casa de aluguer em um quintal comum, e tendo que sustentar o seu irmão mais novo, vê-se obrigada a trabalhar para continuar a estudar e pôr comida na mesa.

Ela conhece Daniel e Dário, dois irmãos gémeos e muito irresponsáveis que pensam que a vida é só diversão e festas do mundinho, mas com o passar do tempo um dos meninos, Daniel, vai percebendo que a vida não era aquilo e que eles precisam amadurecer pela idade que têm. Ao se aproximar de Celeste, Dário o outro irmão gémeo, fica furioso com a menina e cria ódio pela mesma.

E quanto mais Celeste e Daniel ficavam amigos e próximos um do outro, Celeste descobre que o pai dos meninos roubou durante anos e anos o dinheiro que sua mãe enviava para ela e seu irmão, facto este que acaba por gerar muita confusão e a afastar os dois amigos para alegria de Dário.

NÚMERO DE CAPÍTULOS: 20 EDIÇÕES
Valor por edição Angola: 300,00 AKZ
Valor por edição Portugal: 02,99 EUROS
Valor por edição Brasil: 06,50 REAIS

e ainda LANÇAMENTO ESPECIAL PARA 01 DE JUNHO 2024:

Desgraça

Sinopse:

DesgraçaTongo é um mani que não quis e tudo fez para não ser escravizado. Recrutou todos aqueles que pensavam da mesma maneira e com eles formaram uma aldeia escondida de maneira que os rivais brancos, nunca os encontrassem e a proteção dos seus iguais era para si o objectivo primeiro para sobrevivência da aldeia. Acontece, porém; que num belo dia a bruxa da aldeia chama o soba (Rei) e anuncia que os deuses lhe contaram que dentro do reino nasceria uma criança que traria a desgraça para todos.

Este por sua vez manda todas as mulheres concebidas sacrificarem seus filos depois que nascerem. Mas a bruxa revela na cerimónia que não precisava, porque a desgraça se apresentaria para eles com um símbolo no braço. A criança que nascesse com algum símbolo estranho no braço, teria que ser sacrificada.

Valor por edição Angola: 1.500,00 AKZ
Valor por edição Portugal: 10.00 EUROS 
Valor por edição Brasil: 30,00 REAIS

 

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

3 thoughts on “GPAG Editora, uma nova aposta lusófona de banda desenhada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights