Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Dune: Parte Dois persegue sucesso de Oppenheimer

A estreia de Dune -Duna: Parte Dois persegue o sucesso de bilheteira de Oppenheimer, conseguido nas salas de cinema de grande formato. (recorde aqui a publicação)



Ora, entenda-se!

Quando a 28 de fevereiro chegar aos cinemas portugueses o segundo capítulo da saga do cineasta Denis Villeneuve, e que conta com um extraordinário elenco, Dune Duna: Parte Dois surpreenderá as audiências com uma experiência visual imersiva. O tamanho do ecrã e a qualidade envolvente do som dignificarão o espectáculo cinematográfico. A experiência de assistir em sala de cinema será memorável!



Após o excelente sucesso de Oppenheimer nos cinemas de todo o mundo, com especial destaque para as consecutivas semanas de lotações esgotadas das projecções em película de IMAX 70mm, o visionário realizador Denis Villeneuve pretende atrair o público novamente, com a continuação da icónica saga de ficção científica escrita por Frank Herbert, ao estrear o filme em grande formato como as salas IMAX e salas com projecção de película de 70mm.

DUNE em IMAX 

Arrakis em 1.90:1” surgia na descrição de uma das demonstrações de IMAX de Dune Duna: Parte Dois. O filme foi um dos projectos IMAX mais comentados ultimamente, no entanto não foi inteiramente rodado com as míticas câmaras IMAX. E isso significa, que, Dune Duna: Parte Dois foi parcialmente filmado em digital e posteriormente impresso em película obtendo-se assim as cópias de 70mm. Como consequência, os cinemas IMAX 70mm exibem o filme com “adaptações” mínimas.

Nos cinemas IMAX:
No total, o filme conta com mais de 40 minutos de sequências capazes de preencher a totalidade dos ecrãs IMAX, em formato 1.43:1, e o restante é apresentado em formato 1.90:1, como mencionado no anúncio na informação do trailer.

As caixas com os rolos de IMAX 70mm de “Dune Duna: Parte Dois” numa sala de cinema

A lista de salas que vão exibir Dune Duna: Parte Dois a partir de película de formato de 70mm é restrita apenas a 12 cinemas em todo o mundo (10 cinemas norte-americanos, 1 cinema britânico e 1 cinema australiano).

No ano passado, Oppenheimer teve estreia em 30 salas de cinema preparadas para receberem as cópias IMAX de 70mm.

Segundo Christopher Nolan, IMAX 70mm é a experiência de cinema ideal porque “a nitidez, a clareza e a profundidade da imagem são incomparáveis”. 

O tamanho importa

A duas semanas da estreia de Dune Duna: Parte Dois no BFI IMAX em Londres o fenómeno já se faz sentir. Diversas sessões estão esgotadas, ou prestes, e as projecções em horários – habitualmente – menos procuradas assinalam uma anormal procura por bilhetes para assistir ao filme projectado em IMAX 70mm.

Nas salas de cinema convencionais, existe uma procura por bilhetes apenas vista nas estreias de filmes da saga Star Wars ou dos principais títulos do UCM.

Afigura-se um êxito de bilheteira; com os especialistas mundiais a apontarem para uma estreia global capaz de dobrar os resultados da primeira parte de Dune: Duna.

Dune Duna: Parte Dois
Dune Duna: Parte Dois

Dune Duna: Parte Dois explora a jornada mítica de Paul Atreides, que se une a Chani e aos Fremen durante um golpe de vingança contra os conspiradores que destruíram a sua família. Ao enfrentar uma escolha entre o amor da sua vida e o destino do universo, ele lutará para evitar um futuro terrível que só ele pode prever.



Em Portugal, Dune Duna: Parte Dois não estreia com cópias em película, seja de 35mm, 70mm ou IMAX 70mm. O filme estará disponível nas salas de cinema IMAX com projecção Laser, e será projectado em todas as salas a partir de fonte DCP, 2K ou 4K. Estarão disponíveis opções como assistir ao filme em ScreenX, em 4DX, ou iSense

Oppenheimer
As diferenças entre os formatos de imagem para a projecção em película e em digital e em IMAX

O digital não matou a película

Oppenheimer foi a estreia de 2023 que muito badalou a projecção de cinema em película de 70mm. Mas não foi o único filme lançado internacionalmente nesse formato tradicional de cinema de grande formato. Napoleão, de Ridley Scott, e Rebel Moon – Parte Um: A Menina do Fogo, o filme estreado na Netflix realizado por Zack Snyder, tiveram estreia em salas de cinema com projecção de 70mm. 

A película de 35mm continua a ser o formato de eleição dos cineastas para projectarem os seus filmes em festivais como Cannes. No ano passado, o festival de cinema francês projectou a partir de película em 35mm filmes como Jeanne du Barry – A Favorita do Rei, Asteroid City, Folhas Caídas ou Assassinos da Lua das Flores, entre outros títulos. Recentemente, Pobres Criaturas teve algumas cópias em película de 35mm para exibição comercial no mercado internacional. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights