Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Antevisão de Conger Conger Comix

“Conger Conger Comix” é a nova BD “Cadáver-esquisito” de vários autores, numa parceria da Agenda Cultural Açoreana Yuzin e Chili com Carne.

É produzida por Gonçalo Duarte, Alexandra Saldanha, a dupla de “Azoresploitation”, Francisco Afonso Lopes e Francisco Lacerda, Rodolfo MarianoDois VêsTiago da Bernarda e Mariana Pita que realizaram para a agenda açoreana Yuzin.
 
O livro será em co-edição Chili Com Carne para a colecção Mercantologia. Ainda sem data prevista para lançamento, o projecto vai estar presente no Story Tellers do Jardim Silva Porto (Benfica) entretanto.
 
Conger Conger Comix
 
Quer a participação da Chili Com Carne no Yuzin, quer aparição do projecto Story Tellers remontam a 2021 e vão-se encontrar em 2022 em dois momentos, a saber:
 
I. A Primavera e Story Tellers (a partir de 21 de Março até 20 de Junho)
 
Story Tellers é uma instalação patente no Parque Silva Porto em Benfica, que apresenta uma nova seleção de bandas desenhadas em cada nova estação do ano. São pequenas esculturas da autoria do artista Fulviet e onde se encontram QR Codes que dão acesso a excertos de Bandas Desenhadas de autores nacionais e internacionais. O principal objectivo desta intervenção é dar a conhecer um pouco da história da BD, com especial ênfase na portuguesa, e criar novas formas de apreciar o Parque através da cultura interactiva. Abrindo o Outono do ano passado, estiveram patentes obras de oito autores representando as diferentes épocas da BD portuguesa, do Raphael Bordalo Pinheiro (1846-1905) até Nuno Saraiva, passando por Carlos Botelho (1899-1982), Sérgio Luís (1921-43), Eduardo Teixeira Coelho (1919-2005), José Ruy, Isabel Lobinho (1947-2021) e Fernando Relvas (1954-2017). No Inverno o tema recaiu sobre a cidade de Lisboa com trabalhos de Relvas – justificado com a reedição de Concerto para Oito Infantes e Um Bastardo -, O Eterno Passageiro de Luís Félix, Ana de Nuno Artur Silva e António Jorge Gonçalves, “Bairro Alto” de Ana Cortesão, excertos das antologias Lisboa 24h00 (Bedeteca de Lisboa; 2000) e Lisboa é very very Typical (Chili Com Carne; 2015) e ainda pela primeira vez em português a BD de José Smith Vargas publicada na revista italiana Internazionale
 
Para esta Primavera, estação da renovação da vida, aproveitaram para “abrir as portas dos QR” a novos autores em ascensão – que neste caso produziram uma “BD cadáver esquisito”, isto é, uma BD em que começa um autor e que passa a história para o outro sem poder controlar a direcção da narrativa. Esta experiência foi realizada entre Junho e Dezembro de 2021, todos os meses com um autor diferente que saía em cada novo número da agenda alternativa Yuzin. A publicação convidou a Associação Chili com Carne para ter BD nas suas páginas e foi este o resultado. 
 
II. Conger Conger Comix (data anunciar)
 
A Chili Com Carne e a Yuzin vão lançar o livro que compila este “cadáver esquisito”, que tem a capa e design do Gregory Le Lay. A data está para anunciar. Estejam atentos mas entretanto podem se divertir e seguir esta narrativa colectiva neste simpático parque.
 
Vejam a galeria de alguma arte anterior:
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.