Colecção Novelas Gráficas 12 – Neve nos Bolsos

Neve nos Bolsos, da autoria de Kim, é um relato autobiográfico onde nos conta os seus anos como imigrante na Alemanha.  Este é penúltimo volume da colecção Novelas Gráficas V sai em banca a 19 de Setembro, pela Levoir e Público.

Joaquín Aubert Puig-Arnau conhecido no mundo da banda desenhada como Kim, é um autor e desenhador sobejamente conhecido dos leitores portugueses. Kim é o desenhador de A Arte de Voar e A Asa Quebrada, obras com argumento de Antonio Altarriba e já anteriormente editadas pela Levoir e o Público.  Em 2010 recebeu o Premio Nacional del Cómic pela primeira destas duas obras.

Outubro de 1963, numa estrada no sul de França, o jovem Joaquim Aubert, ainda não conhecido como Kim, pede boleia. Joaquim chega a terras germânicas como tantos outros espanhóis que atravessaram a Europa à procura de trabalho.  Ele não emigrou por necessidade, não tinha uma situação pessoal desesperada como muitos dos seus companheiros no albergue de Remscheid, ele tinha um lugar para voltar, ao contrário de alguns dos seus compatriotas, que se viram obrigados a fugir de um país esmagado pela ditadura franquista.

Através das suas memórias de juventude, cheias de momentos ternos, divertidos, e também duros e tristes, ele traça-nos um retrato autobiográfico da sua vida na Alemanha e das vivências de outros espanhóis que emigraram com o mesmo objectivo, ganhar a vida.

  Lançamento: Música para Antropomorfos

De uma maneira despojada de sentimentalismos, e sem qualquer intenção de julgamento, Kim faz desfilar perante os olhos do leitor todo o tipo de personagens o que permite ter uma visão do que era a realidade da Espanha da época.

Colecção Novelas Gráficas 12 – Neve nos Bolsos
de Kim
Levoir/Público
Preço – 10,90€
Nº páginas – 192
P/B, Capa dura
Formato – 170 x 240 mm

Free Delivery at the Book Depository

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *