Colecção Batman 80 Anos – vol. 8: O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar 1

Em 1986, a DC Comics publicou Batman – O Cavaleiro das Trevas (já editado pela Levoir), uma das melhores graphic novels da história. Os volumes 8 e 9 da colecção dedicada aos 80 anos de Batman, que se cumpriram precisamente no passado dia 30 de Março  a Levoir e o Público editaram, a 11 de Abril O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar 1, com argumento e arte de Frank Miller e as cores de Lynn Varley.

Três anos passados da suposta morte de Bruce Wayne, o crime continua a dominar as ruas de Gotham City. Não suportando o nível de violência que grassa pela cidade, um Batman envelhecido regressa ao activo para combater o crime. Na saga para retomar o controle da cidade o Cavaleiro das Trevas irá reencontrar velhos inimigos e também aliados, que o ajudarão a combater a ameaça do homem que controla todos, até o Presidente dos Estados Unidos da América, que não passa de um holograma.

É essa utopia de fachada que vai ser destruída por um regressado Batman, que vai reunir todos os seus aliados para combater a ameaça de Lex Luthor. Outra diferença fundamental de O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar em relação ao seu antecessor é a presença alargada do panteão da DC, com personagens como Jimmy Olsen, Brainiac, Lex Luthor, Shazam, o Flash, Lanterna Verde, o Átomo, o Questão e Diana, a Mulher-Maravilha, que estiveram ausentes em O Regresso do Cavaleiro das Trevas, a serem fulcrais no evoluir da intriga desta história, em que a trindade dos maiores heróis da DC, constituída pelo Batman, Super-Homem e Mulher-Maravilha, brilha a grande altura, tal como Carrie Kelley, a Robin de O Regresso do Cavaleiro das Trevas, que se mantém como braço direito do Batman, mas agora enquanto Catgirl.

  BEEP BOOP #3 - Lançamento

Se, em termos gráficos, o registo escolhido pode não ser consensual, em termos narrativos, não há dúvidas quanto ao virtuosismo de Miller. Basta ver a forma como gere a presença do Batman, que permanece nas sombras durante bastante tempo, para surgir finalmente em toda a sua glória apenas no final do primeiro livro, para voltar a enfrentar o Super-Homem

 

Características vol. 8
Tradução – Filipe Faria

Preço – 11,90€
P/B
Nº de páginas – 120
Formato – 170 x257 mm
Levoir/Público

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *