Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Cinema Português Em Força No Fantasporto 2024

O Fantasporto 2024/44º Festival Internacional de Cinema do Porto apresenta a partir de agora os destaques do cinema português em exibição.

As longas e curtas metragens inéditas, bem como os filmes escolhidos pelas escolas superiores de cinema ao Prémio de Cinema Português Fantasporto 2024.

O Fantasporto decidiu alargar esta visita ao cinema português trazendo ao Porto filmes portugueses de 2023 que têm sido sucesso a nível internacional mas que raramente são exibidos em Portugal. Estes serão exibidos numa secção de filmes fora e competição. O festival decorrerá no Batalha Centro de Cinema de 1 a 10 de Março e exibirá cerca de 100 filmes de 34 países, todos inéditos e, em estreia nacional, europeia, internacional e mesmo mundial.

Estarão presentes a maioria dos realizadores e equipas dos filmes em competição, bem como representantes das produtoras, agentes de vendas e meios de comunicação internacionais e portugueses.

Como sempre o programa inclui 4 competições: a principal, o Cinema Fantástico com 30 longas, uma secção que inclui uma outra de curtas-metragens, a Semana dos Realizadores, a Oriente Express dedicada a filmes asiáticos e a competição do Prémio de Cinema Português.

AS LONGAS METRAGENS

DUAS BOAS SURPRESAS

Best Cop Ever – João Bruno – 122’ –(Port) – PCP FILME-acção, sci-fi,  v.o.

Se há filme surpreendente no cinema português é este. Feito com óbvio sentido do que é o cinema, o filme é uma produção extremamente ambiciosa, feita sem apoio financeiro, ao longo de 3 anos em que o realizador João Bruno assume a maioria dos aspectos criativos e de imagem, nomeadamente a realização, escrita de argumentos, VFX, efeitos especiais, prop making e concept art, assim como a interpretação do papel principal. Segundo o realizador, o filme é falado em inglês (com legendas em português) “apenas por escolha artística, para adicionar à atmosfera quase etérea, distante e alienante do filme” Foi filmado em vários locais de Portugal, sendo todos os membros da equipa portugueses (do Norte e sobretudo do Porto). Primeira longa-metragem do realizador.

João Bruno

Nascido em 1996 no Porto, é realizador autodidata, com formação em engenharia informática e experiência no ramo militar. Fascinado com cinema, começou desde cedo a criar a sua produção “standalone” para o tipo de projectos que sempre quis realizar, tornando-se autodidata em várias áreas técnicas e artísticas. Depois de várias curtas amadoras ao longo dos anos, concluiu em 2023 a sua primeira longa-metragem,“Best Cop Ever”.

Carne, a Pegada Insustentável – Hugo Almeida- 74’ (Port)- CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES – PCP- documentário, v.o.

Não é muito comum o Fantasporto apresentar documentários. A qualidade e impacto, diria mesmo necessidade, deste filme impõe a sua projecção. Num mundo onde tudo está a mudar devido às mudanças climáticas e ao seu dramático impacto em milhões de seres humanos, o realizador Hugo Almeida e o seu produtor, Francisco Guerreiro, este deputado europeu, trazem uma resenha histórica e social da importância da evolução dos hábitos de alimentação e da necessidade urgente de mudança da alimentação, sobretudo nas sociedades mais avançadas. Esta é a primeira longa-metragem do realizador.

Hugo Almeida

Realizador português, dirigiu 12 episódios da série “UBI – a Path to Freedom” sobre a rendimento mínimo universal. Em 2022, trabalhou com a banda americana Hercules & Love Affair no documentário “Continuity”. “Carne: A pegada Insustentável” é a sua primeira longa-metragem.

AS CURTAS METRAGENS

Ruim– Daniela Pereira Marques – 13’41’’ (Port)

Uma jovem sozinha em casa recebe cartas misteriosas à porta de casa. Alguém quer entrar.  A casa deixou de ser um lugar de conforto e paz e ela tem de lidar com a situação sozinha. Uma realização de Daniela Marques com Beatriz Marinho e Erica Sousa.

Samson- Vasco Viana- 17’51’’ (Port/Chéquia)

Regras para obter a atenção de uma mulher. Um homem elabora a lista das regras que se devem seguir para não se ser rejeitado à primeira vista. O método tem de funcionar. Mas nada é assim tão simples.  Um jovem vai por as regras em acção e a sua jornada não vai ser fácil. O realizador que também assina o argumento, vive na Chéquia há vários anos.  Com Caolan O’Neill Forde e Barbora Sperkova.

Portrait(s) – Luís Miranda- 2’ 30’’ – (Port)

Uma reflexão sobre o olhar, a face humana e a poesia que deles se explanam quando estão na frontalidade ou no perfil de um retrato. O filme é sobretudo visual, focado sobre o ato do olhar e do estar quieto, olhando. O realizador Luís Miranda, professor de cinema e experimentalista, apresentou já vários curtas metragens no Fantasporto.

Departures – Vasco Viana- 14’ (Port/Chéquia)

Andea e Aiden , um sala em crise, passam os últimos dias da sua relação amorosa reflectindo sobre o que se passou e como podia ter sido tudo diferente.  O realizador Vasco Viana  studou e viive na Chéquia há vários anos.  

De Passagem-Telmo Ribeiro- 10’ (Port)

Ensaio visual em que os sons da Natureza e os seus mistérios encontram uma casa abandonada há muito, mas onde os objetos ainda dentro falam dos seus habitantes, muitos anos atrás. Com realização, argumento fotografia e produção de Telmo Ribeiro. Com voz de Daniel Abrão.

Penrose – Alessandra Roucos e Maria Teresa Teixeira -11’ (Port)

Na sua primeira noite no apartamento do rés-do-chão, um homem é acordado por uma pinga que cai do tecto. Quando se desloca ao andar de cima, descobre gente estranha e um lado novo na sua personalidade.

As duas realizadoras Alessandra Roucos e Maria Teresa Teixeira frequentam a licenciatura do curso Video/Cinema e Artes dos Média da Universidade Lusófona de Lisboa Com Diogo Fernandes, Valeria Braddell, Raimundo Cosme e Eduardo Frazão.

Pássaros de Papel – Nuno Manuel Pereira -13´, 42´´ (Port)

A partir da lenda “Diabólica”, uma história passada nas rochas e brumas do interior, sobre um espírito que passa em cima das pessoas, como um bando de pássaros que ninguém vê. Uma jovem citadina regressa a casa da avó em Monsanto. O vizinho Sr Alberto e a avó mantêm as tradições  e a lenda através de gente que diz que  tudo testemunhou. Com Maria João Freitas, Amélia Mendonça Fonseca.

COMPETIÇÃO PCP – ESCOLAS

Anthouse– Iris Viesulas- 10’06 (Port) ESSR

Mars, uma adolescente, viaja entre o seu consciente e o seu inconsciente, reflectindo sobre o seu lugar no ambiente em que se insere e o papel que desempenha na sua própria vida. Ficção experimenta. A realizadora é diplomada pela Escola Artística de Soares dos Reis, no Porto, e concluiu o seu curso de Comunicação Audiovisual com especialidade de Cinema e Video. Este filme foi a sua prova de Aptidão Artística. Ficção experimental.

½= 1 – Luísa Alegre- 5’ (Port) UNIV CATÓLICA

À volta da consciência da disforia, silhuetas movem-se dentro de um sonho processado em cianótipos. Filme experimental usando um processo descoberto pela botânica e fotógrafa Anna Atkins, em 1842. Filme com realização, argumento e fotografia de Luisa Alegre, com Barbara Sousa e Guilherme Amorim Lopes.

A Última Casa– – Francisco Santos- 13’ (Port) ESAP

Num mundo distópico, uma família de canibais persegue viajantes perdidos para se sustentar. Porém, quando um homem estranho invade a sua propriedade, a família tem de se confrontar com o facto de que, desta vez, serão eles a ser caçados. Argumento do realizador e fotografia de Flávio Silva. Com Fábio Alves, Cidália Santos, Pedro Oliveira e Joana Fairchild.

Sea-64 – Paulo Malheiro – 11’28’’(Port) UNIV MINHO

Portugal, anos 60. Uma jovem camponesa encontra um objeto intrigante no campo: uma televisão. Decide levá-lo para casa onde acaba cativada pelo aparelho, tal como o seu namorado. Com a crescente influência da televisão, ambos são consumidos num transe hipnótico que tem consequências trágicas. O realizador Paulo Malheiro assina também o argumento com Bruno Ferreira e João Araújo. Os actores são Ricardina Ribeiro e Miguel Almeida.

À Luz das Impressões– Luís Miguel Rocha – 8’ 17’’ (Port) UBI

Visão. Sentida. Ouvida. Percepcionada. Através da Luz. Do Além. A Arte. Descobre-se. Com Luana Lobato, Camila Macedo e Carolina Lopes.

O Abafador – Silvana Torricella – 12’56’’ (Port) ESMAD

Vicente é abafador e viaja de terra em terra com a missão de ajudar quem sofre à espera da morte. Cansado de viver como um criminoso, faz um último abafamento. Argumento e montagem da realizadora que nasceu no Porto e é licenciada em Produção e Realização. A realizadora foi a autora do genérico do Fantasporto em 2016. Com João Cachola, Maria Leite e Jorge Mota.

Esqueci-me que tinha Medo – 12´54´´(Port) Fora Comp. ULL

Bruno é um cartunista que foi amaldiçoado com cromofobia (fobia das cores), fechando-se em casa e vivendo num mundo a preto e branco. A maldição obrigou-o a abandonar a amor da sua vida, Flor, recriando-a e às suas memórias com ela em cartoons. Filme de fim de curso da licenciatura em Cinema, Video e Comunicação Multimédia de Diogo Bento que é também compositor com o nome Diogo Caravela. Com Miguel Freire, Ana Marta Ferreira.

FILMES FORA DE  COMPETIÇÃO

O Nosso Caminho- Pedro Gil Vasconcelos- 35’ (Port)- documentário, v.o.

As histórias das História e os testemunhos dos que aceitam caminhar mais de 200 kms até chegar à cidade santa. De novo a caminho de Santiago de Compostela, em Espanha, no Ano Jacobeo e da pandemia, o realizador leva consigo o amigo, João Rebelo Martins, conhecida personalidade do automobilismo e dinamizador de vários eventos culturais. Pedro Gil Vasconcelos foi já premiado com inúmeros galardões internacionais por este filme e pelo seu anterior.  “O Meu Caminho”, (2022) foi apresentado no Fantasporto em 2023 e arrecadou um impressionante conjunto de prémios, entre os quais “Melhor Curta-metragem “ no Hollywood Gold Awards. Este êxito está a ser repetido por este “O Nosso Caminho”, já premiado como a Melhor Curta-metragem em Milão e escolhido como a Melhor Curta pela Academia de Cinema Sueca. 

Era uma Vez no Apocalipse – Tiago Pimentel- 21’30’’, (Port)- sci-fi, horror, v.o

Num tempo futuro, mas muito perto de nós, uma ditadura persegue os cidadãos enquanto se desenrola a 3ª guerra mundial. Nesse inverno nuclear, o Coronel visita uma casa isolada em busca da filha rebelde do velho que a habita.  O realizador Tiago Pimentel é um conhecido do Fantasporto, tendo já aqui apresentado a curta “Encontro a Quatro” (2016). O filme conta com argumento do realizador e de António Manuel Pereira. Um excelente papel do músico Sérgio Godinho, no protagonista, e de Mariana Pacheco e Paulo Calatré.

Maria José Maria – Chico Noras -21´ (Port)

Uma história baseada em factos reais. Numa aldeia remota, o chefe da polícia aprecia o corpo em decomposição de uma mulher. Em casa, a filha grita pela mãe e tem sangue na roupa. Já não sou casta, diz a o padre, e a minha mãe desapareceu. Somos todos pecadores, diz o padre. Nem a virgem e mártir Santa Engrácia consegue evitar o pior. Com André Gago, José Neto e Eunice Correia. Selecção do Swindon Film Festival.

Titus – Rui Neto, Jorge Albuquerque – 65’ (Port) – tragédia, v.o.

Não se trata apenas de representação de uma das mais cruéis e sangrentas tragédias de Shakespeare, “Titus Andronicus”, mas de um trabalho de adaptação aos temas do mundo actual. Titus é um general que volta da guerra com quatro prisioneiros que juraram vingar-se. Ninguém está a salvo. A filha de Titus é violada, os seus filhos mortos ou expulsos. Mas Titus vais ainda mais longe na sua própria vingança. O filme foi vencedor de prémios na Argentina (Melhor Filme Narrativo no Festival de Corrientes), Alemanha ( Filme e Atriz São José Correia no Independent Star Film Fest), Peru (Melhor Drama no festival de Trujillo) Chile ( Melhor Filme da CIFA) e Espanha (Madrid Film Awards).

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights