Cinema: Crítica – Prece ao Nascer do Dia (2018)

Billy Moore terá de lutar para sair de umas das prisões mais perigosas da Tailândia. Prece ao Nascer do Dia estreia dia 19 de julho nos cinemas.

Prece ao Nascer do DiaA produtora A24 (LadyBird, The Lobster, Swiss Army Man, The VVitch, Room, Ex-Machina…) continua a trazer-nos obras cinematográficas independentes brilhantes! Prece ao Nascer do Dia estreou em Cannes em 2017 e chega esta semana aos cinemas nacionais. O filme conta a história verídica do jovem Billy Moore (Joe Cole) que foi preso numa das prisões mais conflituosas da Tailândia e teve de lutar em torneios de Muay Thai pela sua liberdade.

É realizado por Jean-Stéphane Sauvaire e contém uma história bastante direta e previsível, mas isso não diminui a vivacidade do seu decorrer. A sua passagem pela prisão é demonstrada com uma brutalidade enorme através do tipo de pessoas com que se vai deparando, bem como uma cultura completamente diferente da sua. Billy terá de se ambientar ao quotidiano prisional e sobreviver aos gangs que controlam este local. O enredo funciona como uma espécie de Prison Break mas na qual a sua saída é assinada legalmente.

Prece ao Nascer do DiaA ligação do enredo aos cenários, fotografia e enquadramentos em Prece ao Nascer do Dia conseguem transmitir perfeitamente a sensação de claustrofobia e a horrível situação higiénica existente nestas prisões, os jogos que inventam para passarem o tempo e a brutalidade no modo como os indivíduos interagem uns com os outros. Deste modo, a realização é tão realista que por vezes parece que estamos a observar um documentário ou que estamos verdadeiramente presentes no local, chegando a tocar em pontos como os Direitos Humanos.

Prece ao Nascer do DiaNo seu decorrer, Billy acaba por se apaixonar, sendo talvez este o único tópico que deveria ter sido mais bem elaborado, pois dá a sensação que não foi totalmente concluído. Porém, as cenas românticas estão bem inseridas e servem como um descanso para a violência observada ao longo do filme. Por fim, o ator Joe Cole sofre uma transformação incrível no decorrer do filme enquanto vai aprendendo as técnicas de Muay Thai para ganhar o seu bilhete de saída desta horrível prisão.

Prece ao Nascer do Dia é um filme com uma performance genial de Joe Cole que consegue transmitir a extrema brutalidade existente numa das piores prisões do mundo.

  • Prece ao Nascer do Dia estreia dia 19 de julho 2018 nos cinemas.

3.5/5

Tiago Ferreira

  Cinemas continuam a perder público

Tiago Ferreira

Estudante de Cinema e Teatro, Crítico de Cinema, Fotógrafo novato e Cosplayer.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *